terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Em quarta auditoria, nível de satisfação nas unidades é de 87,2%

Todo o final de semestre, é divulgado pela Secretaria de Saúde do Município, a enquete realizada dentro de cada posto de saúde, os ESFs, Secretaria de Saúde, Policlínica, setor de fisioterapia e Caps, conforme orientação da 8º Coordenadoria Regional de Saúde, para verificar o grau de satisfação do usuário, onde o setor de auditoria coloca uma urna e uma cédula de votação para os pacientes marcarem o nível de satisfação ou não, quanto ao atendimento e procedimentos realizados nas unidades.
O voto é opcional, ou seja, a pessoa só preenche a folha se quiser, assinando o nome no final e escrevendo alguma sugestão.
Na enquete do 2º semestre de 2015, o nível de satisfação dos pacientes ficou em 87,2% e das pessoas não satisfeitas ficou em 12,8%. As opções para as pessoas marcarem na cédula é bom, regular e ruim. Esses itens são padrão no Estado, ou seja, em toda a Estratégia da Saúde da Família (ESF) e no restante das unidades.
Segundo a Secretária de Saúde, Rosane Abdala, a média de satisfação está satisfatória, porque no primeiro de 2014, o índice apontava uma aprovação entorno de 80% e agora no final do ano chegou a 87,2%. A enquete e a urna fica à disposição no posto e a pessoa vota se quiser, sendo uma maneira de expressão ou de avaliação do atendimento realizado, bem como dos procedimentos.
Esta auditoria é monitorada pela 8º Coordenadoria Regional de Saúde, onde caixa fica lacrada durante todo o semestre, as pessoas só colocam a ficha preenchida na urna, dando também sugestões ou reclamando de alguma coisa.
“ Esses números nos dá a certeza que o trabalho dentro da unidade de saúde está sendo feita de maneira correta e a organização dos postos desde 2013 está dando resultado, principalmente pelas equipes completas, inclusive com médicos e outras especialidades”, disse Rosane.
Na Secretaria de Saúde, 71% dos usuários votaram no atendimento bom,  8% regular e 21% ruim. Na Policlínica o bom ficou com 74%, o regular com 14% e ruim com 12%. A Policlínica 2, localizada na rua Ulhôa Cilantra, o bom ficou com 95% e regular 5%, o ruim não obteve voto.
O setor de fisioterapia teve uma satisfação de 97% dos usuários, mas 3% votaram no ruim. Já no ESF V, na Vila Sul, 96% dos pacientes votaram no bom e 4% no ruim, o regular não teve voto.
A votação no ESF IV, na Vila Henriques, o bom teve 83% dos votos, o regular obteve 4% e o ruim ficou com 13%. No ESF III, no bairro Floresta, o nível de satisfação chegou a 91%, o regular com 9% e o ruim não teve voto. Já o ESF II, no bairro Santa Rita, o bom atingiu 93% e o ruim ficou com 7% dos votos.
Já no ESF I, no bairro Promorar, o bom atingiu 77%, o regular ficou com 8% e o ruim teve 15%. A última unidade pesquisada foi o CAPS, que tem 95% de satisfação e 5% de desaprovação. O local da urnas e as unidades que recebem a pesquisa é uma determinação da 8º Coordenadoria Regional de Saúde.  A próxima avaliação será em junho de 2016

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