quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Empresa inicia a limpeza nas paredes do Forte Dom Pedro II

A Prefeitura de Caçapava do Sul contratou através de liberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), uma empresa para executar o serviço de limpeza nas paredes do Forte Dom Pedro II. O trabalho iniciou na quarta-feira, dia 02.
Em 2013, o IPHAN fez por conta própria a restauração das muralhas. Em 2014, foi realizada a limpeza, coordenada pelo órgão nacional. Neste ano o serviço passou para a Prefeitura com a supervisão do IPHAN.
A limpeza das paredes não foi realizada antes, porque o meio ambiente só permite que mexam nas muralhas no verão, por causa do ninho andorinhas, que ficam no decorrer do Forte.
Em 2014 a limpeza foi em dezembro e em 2015 também iniciou neste período, o que deve acontecer também em 2016.
Segundo a Secretária de Cultura Maria Alice dos Santos, o IPHAN e o Meio Ambiente não permitem a limpeza em outra época por causa do ninho de várias aves localizadas no Forte, como as andorinhas e corruíras, que fazem o seu ninho no decorrer das muralhas.

Outra exigência na limpeza é que a empresa não pode usar veneno durante o trabalho, para não prejudicar o ninho das aves, com isso, o trabalho está sendo feito manual, tirando todas as plantas existentes nas muralhas. Segundo a empresa Luiz Engenharia, o trabalho deve ser concluído até o Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário