sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Sistema de saúde de Caçapava atende 17 mil pessoas por mês

A Secretaria de Saúde de Caçapava do Sul divulgou nesta quinta-feira, dia 17, os números de todos os procedimentos realizados pelo sistema de saúde municipal do ano de 2015, incluindo consultas, exames, encaminhamentos, procedimentos ambulatoriais e viagens. Os números são somente dos atendimentos de responsabilidade do município.
Segundo a Secretária Rosane Abdala, com a informatização concluída e a inauguração do portal da saúde, todo o funcionamento da secretaria e das unidades estão interligadas e os números de cada posto e profissional são atualizados em tempo real.
Em 2015 a Secretaria de Saúde atendeu em média 17.795 pessoas por mês, ou seja, metade da população do município utilizou o sistema de saúde local, através dos procedimentos oferecidos nas unidades, transportes e exames, além das cirurgias.
Nas consultas básicas, foram em média 5.218 pessoas atendidas por mês, entre a Policlínica e os postos de saúde da cidade e os reabertos no interior. Já as consultas com médicos especialistas, somam 2.017 atendimentos por mês em média.
No transporte de pacientes, a Prefeitura desloca para atendimento em outras cidades, cerca de 1.165 pacientes por  mês. Além da média de 350 acompanhantes, ficando em 30% os pacientes que levam acompanhante todos os meses.
A escolha do acompanhante da viagem do paciente é feito pelo médico que encaminha e a central de regulação, formada na Secretaria de saúde.
Já as consultas nas unidades todo o mês, fora as com especialistas, soma 3.201 atendimentos. Este número é do mês de novembro.
Os outros números são dos medicamentos retirados na farmácia da Prefeitura, exames e cirurgias. A Secretária mencionou também durante a divulgação do relatório, que este ano foi de muitas conquistas para a saúde de Caçapava do Sul, principalmente com a inauguração da nova policlínica, o Pronto Socorro novo que será inaugurado, a reabertura de 10 postos de saúde que estavam fechados, as cirurgias eletivas, o Centro Oftalmológico e principalmente a informatização de todo o sistema de saúde, com a criação a central de regulação. Por último a Secretária anunciou a compra dos equipamentos para montar dentro do Hospital, o centro de traumatologia, através de consultas e cirurgias de traumato-ortopedia.
A saúde de Caçapava do Sul recentemente recebeu uma moção da Assembleia Legislativa do Estado, como a terceira cidade do RS que mais evoluiu em saúde nos últimos dois anos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário