sexta-feira, 12 de agosto de 2016

MP investiga Cooperativa que prometeu construir casas em Caçapava do Sul

O Ministério Público Estadual em Caçapava do Sul, na Região Central do Rio Grande do Sul, abriu um inquérito para investigar uma cooperativa que prometeu construir mais de 200 casas populares. Os associados dizem que foram firmados 240 contratos entre 2012 e 2013 e, apesar de terem feito o pagamento, sequer viram as obras começarem.
A empresa anunciou que construiria 50 casas em um terreno em Caçapava do Sul, e chegou a colocar uma placa na entrada do local informando que haveria uma obra. No entanto, oito meses depois da assinatura dos contratos, o aviso foi retirado.
Quatro anos depois de chegar à cidade, o escritório da cooperativa "Inovar" foi fechado. A reportagem tentou contato com a sede da empresa em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, mas não foi atendida.
A professora Eunice Pedroso Fernandes conta que, se o contrato firmado com a cooperativa tivesse sido cumprido, já estaria morando na casa própria. Ela diz ter pago R$ 2,2 mil para se associar com a promessa de que, por esse dinheiro, receberia o terreno de 89 metros quadrados e o projeto para financiar a casa no valor de R$ 38 mil.
"É o sonho indo pelo ralo, porque eles disseram que eles não iam brincar com o nosso sonho que é o sonho da casa própria, que realmente iam sair as casas e até agora, três anos se passaram e nada disso aconteceu", lamenta.
A vendedora Vanuza Silveira de Bairros diz ter se associado com a esperança de não precisar mais pagar aluguel. "Fizemos aquilo contando que teríamos a nossa própria casa, sair do aluguel e tudo mais, e há quantos anos [estão] nos enredando. Pagar aluguel é duro, é complicado e a gente naquela esperança de uma casa", desabafa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário