sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Zeno Dias Chaves comanda o acendimento da Chama Crioula em Triunfo

O Grupo de cavalgada de Caçapava do Sul que está em Triunfo nesta sexta-feira, dia 12, para começar no sábado uma jornada a cavalo de mais de 290 km, para trazer a Chama Crioula até Caçapava do Sul, participaram da cerimônia de acendimento da Chama com presença de autoridades locais, tradicionalistas e assistiram o Caçapavano Zeno Dias Chaves comandar o evento, como Patrono dos Festejos Farroupilhas do RS..
Triunfo tem 262 anos e foi palco de quatro importantes batalhas na história do estado gaúcho. Em um desses locais, centenas de tradicionalistas se reuniram para o evento nesta sexta. Foi na Ilha do Fanfa, onde farrapos foram surpreendidos por imperialistas em uma emboscada nas margens do Rio Jacuí. Bento Gonçalves acabou preso nessa ação.
Muitos tradicionalistas se emocionaram na cerimônia. Da Ilha do Fanfa, a chama será levada para a Praça Bento Gonçalves, no Centro de Triunfo. Depois irá para o Parque de Exposições Camboatá, onde a festa se estende pelo fim de semana.
No sábado (13), a chama começará a ser distribuída aois municípios. Cavalarianos a carregam em cavalgadas até os destinos para novos festejos.
"A estimativa é que amanhã [sábado], durante a distribuição da chama, nós tenhamos aqui aproximadamente 800 cavaleiros", conta Airto Tim,  presidente da Ordem dos Cavaleiros do estado.
A data de comemoração Farroupilha no Rio Grande do Sul ocorre em 20 de setembro. Foi neste dia, em 1835, que a guerra dos Farrapos se iniciou.
Zeno Dias Chaves foi até o busto de Bento Gonçalves e deixou flores no local, como homenagem ao líder farraoupilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário