terça-feira, 22 de novembro de 2016

Caçapava participa da audiência pública da Votorantim em Santana da Boa Vista

Um público de mais de 600 pessoas lotou a tenda montada em Santana da Boa Vista para realização de audiência pública para apresentação do projeto Caçapava do Sul, da Votorantim Metais. O primeiro empreendimento da companhia no Rio Grande do Sul prevê lavra de zinco, cobre e chumbo, no distrito de Minas do Camaquã, em Caçapava do Sul. O projeto está em fase de Licenciamento Prévio (LP) junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam), desde janeiro.
A audiência foi coordenada pelo chefe do departamento de Controle da Fepam, Renato das Chagas, e contou com a presença de autoridades e lideranças municipais de Santana da Boa Vista, Caçapava do Sul, Bagé, entre outros, do representante do Ministério Público, Ricardo Schinestskiy Rodrigues, além de moradores da região.
Após as apresentações do projeto e do estudo de impacto ambiental, a Fepam abriu espaço para os questionamentos. Foram mais de 60 inscrições de cidadãos, entidades representativas, que tiveram oportunidade de se manifestar, colocar suas dúvidas e posicionamentos. As manifestações foram em sua maioria relacionados à área ambiental e à geração de emprego e desenvolvimento socioeconômico.
A consulta pública é o início do processo de licenciamento ambiental e a companhia já realizou, em julho deste ano, duas audiências públicas (em Minas do Camaquã e em Caçapava do Sul), com a participação de cerca de 1.600 pessoas. O formato e a condução das audiências seguiram a Portaria N° 66, de 12 de julho de 2011 da Fepam, órgão licenciador.
O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) estão disponíveis para download no site do projeto (http://projetocacapavadosul.com.br/) e para consulta nas prefeituras de Santana da Boa Vista, Bagé e Pinheiro Machado, assim como na Biblioteca da Fepam, em Porto Alegre. 
Esta semana ainda ocorrerão mais duas audiências, nas cidades de Bagé (23/11) e de Pinheiro Machado (24/11).
Por Caçapava do Sul estavam presentes o Prefeito Otomar Vivian, o Vice Ilson Tondo, o Prefeito eleito Giovani Amestoy, Secretários Municipais e representantes da comunidade de Minas do Camaquã

Nenhum comentário:

Postar um comentário