quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Caçapava participa da audiência pública da Votorantim em Bagé

A Votorantim Metais realizou hoje (23/11) audiência pública em Bagé, com a participação de cerca de 700 pessoas, no Ginásio Graciano. Participaram autoridades e lideranças municipais, estaduais, comunidades da região, produtores locais, professores e estudantes de universidades. A atividade foi coordenada pelo chefe do departamento de Controle da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam, Renato das Chagas, e contou com a presença do representante do Ministério Público, Ricardo Schinestskiy Rodrigues, entre outros.
A empresa apresentou o projeto Caçapava do Sul, primeiro empreendimento da companhia no Rio Grande do Sul, que prevê lavra de zinco, cobre e chumbo, no distrito de Minas do Camaquã, em Caçapava do Sul. Após as apresentações do projeto e do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (Rima), a Fepam abriu espaço para os questionamentos. Foram mais de 150 inscrições de cidadãos e entidades representativas, que se manifestaram a respeito do empreendimento. A audiência durou pouco mais de seis horas.
O projeto está em fase de Licenciamento Prévio (LP) junto à Fepam desde janeiro. A audiência visa à explanação do projeto e de possíveis dúvidas e de posicionamentos da população. Os volumes do EIA-Rima estão disponíveis para download no site do projeto (http://projetocacapavadosul.com.br/)
Caçapava do Sul estava em Bagé na audiência, representada pelo Prefeito Otomar Vivian, Secretários Municipais, a comunidade das Minas do Camaquã, o Vice Prefeito Ilson Tondo e o Presidente da Câmara, Caio Casanova. A comitiva de Caçapava recebeu muitas vais durante a audiência por se posicionar a favor do empreendimento e as pessoas contrárias da cidade vizinha Bagé vaiavam cada um que se manifestava apoiando o projeto.
O Deputado Estadual Luiz Fernando Mainardi (PT), estava na audiência e se posicionou contrário o projeto da Votorantim em Caçapava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário