sábado, 5 de novembro de 2016

Números de celular terão nono dígito a partir deste domingo no RS

A partir deste domingo (6), usuários da região Sul do país terão de incluir o nono dígito em todas ligações para celular. Depois do dia 6 de novembro, todos que telefonarem para os códigos de área de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul devem incluir o algarismo 9 antes do número do celular. 
A região Sul é a última do país a ter o sistema implementado. Em São Paulo, por exemplo, as mudanças começaram em 2012. 
O nono dígito passa a ser incluído a partir de 6 de novembro, mas até o dia 15 as ligações com apenas oito números continuam sendo completadas. Depois disso, as ligações passam a ser interrompidas e uma mensagem solicitando o nono dígito é informado ao usuário.
O acréscimo do nono dígito às linhas móveis, permite que as possibilidades de variações de números salte de 37 milhões para 90 milhões, uma vez que os números 2, 3, 4 e 5, que em posição inicial são restritos a linhas fixas, podem também ser usados na segunda casa dos números móveis. Os números fixos não sofrem alteração.  
Para os usuários, um dos maiores desafios será atualizar toda a lista de contatos do celular. Para ajudar nessa tarefa, alguns aplicativos gratuitos para smartphones acrescentam automaticamente o novo dígito aos contatos da agenda. Esses serviços só atualizam contatos com DDD de áreas em que o nono dígito já foi implementado. Números com DDD 51, portanto, só poderão ser atualizados automaticamente a partir de domingo.
Em celulares mais antigos, nos quais não é possível baixar os aplicativos, a mudança na agenda tem de ser feita manualmente.
Confira alguns dos apps disponíveis:
Vivo 9º Dígito
Altera os números dos celulares das áreas com DDD de nove dígitos para o novo formato. O aplicativo funciona em todas as operadoras. Se quiser, pode incluir o código de operadora 15 nos seus contatos, para ligações de longa distância. Disponível para iOS Android 
Nono Dígito Tim
Ajusta os números celulares dos Estados que já têm nove dígitos para o novo formato e grava os números alterados na agenda do usuário. Oferece a função de incluir o código 41 aos contatos.
Disponível para iOS Android 
Oi 9º Dígito
Possibilita formatar seus contatos para efetuar ligações quando estiver viajando para fora de sua cidade ou fora do Brasil, organiza sua agenda e insere o nono dígito em todos os contatos das regiões que adotaram este novo formato de numeração. Você ainda pode padronizar os números da sua agenda com o código de longa distância da Oi.
Disponível para iOS e Android 
Claro 9º Dígito
Atualiza a agenda de contatos dos celular das áreas com DDD em que já foi implementado o nono dígito. Oferece também a possibilidade de acrescentar o código de operadora 21 na frente de todos os contatos interurbanos.
Disponível para iOS e Android 
Embratel 9º Dígito
Além de atualizar os números, padroniza o formato com a operadora de longa distância 21 da Embratel. Pode ser usado por clientes de outras operadoras.
Disponível para iOS e Android 
9º Dígito Leucotron
Sem pertecer a nenhuma operadora, automatiza a inserção do nono dígito para números móveis de acordo com o cronograma da Anatel.
Disponível para iOS Android 
TIRE SUAS DÚVIDAS
O que fazer no WhatsApp?
O aplicativo vincula sua conta atual à sua conta com o novo número automaticamente – você não precisará fazer nada. Eles fazem todos os ajustes necessários para que você possa continuar a usar o WhatsApp sem a necessidade de criar uma nova conta. Em alguns casos, é possível que você veja duas conversas para um mesmo contato, com a diferença do nono dígito. Nestes casos você deve utilizar a conversa com o número modificado.  
Por que os números dos telefones celulares terão nove dígitos?
O objetivo é ampliar a disponibilidade de números na telefonia celular e dar continuidade ao processo de padronização da marcação das chamadas
O nono dígito será adicionado aos números de todo o Brasil?
O nono dígito será implementado em todo o Brasil até o fim de 2016. A inclusão do nono dígito ocorreu no DDD 11 em 2012. Em 2013, o nono dígito foi implementado nos demais DDDs do Estado de São Paulo (12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19) e nos DDDs dos Estados do Rio de Janeiro (21, 22 e 24) e do Espírito Santo (27 e 28) e assim por diante em todas as regiões. A a Sul é a última região do país a ter o sistema implementado
Os números dos telefones fixos também irão mudar?
Não, os números continuarão com oito dígitos. 
O usuário de telefone fixo também terá de discar o nono dígito para chamadas a telefones celulares que ganharem o nono dígito?
Sim. Quem ligar de qualquer telefone - seja fixo ou móvel - para um telefone celular que tenha o nono dígito acrescentado terá de acrescentar o 9 antes do número antigo.
As ligações serão completadas caso não seja incluído o número 9?
As ligações com oito dígitos ainda serão completadas entre o dia 6 e 15 de novembro deste ano.
Tenho um pedido de portabilidade pendente. O que acontecerá com ele?
O processo de portabilidade acontecerá normalmente.
Posso manter meu número atual sem acrescentar o nono dígito?
Não. A mudança afetará todos os celulares dos DDDs de SC, PR e RS. 
Quem providenciará a alteração de minha da agenda do meu telefone?
Cabe ao próprio usuário providenciar essa mudança em sua agenda de contatos. Essa alteração só deve ser feita a partir do dia 6 de novembro. 
Os números de rádio vão mudar?
Os números usados como terminais de rádio não irão mudar, permanecendo com 8 dígitos.
Fonte: Anatel e WhatsApp e Rádio Gaúcha

Nenhum comentário:

Postar um comentário