quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Pinheiro Machado recebe audiência pública da Votorantim

Um público com cerca de 250 pessoas participou de audiência pública da Votorantim Metais, na cidade de Pinheiro Machado, nesta quinta-feira (24/11). Foram mais de 50 inscrições de cidadãos e entidades representativas, que se manifestaram a respeito do empreendimento. A atividade teve uma duração de cinco horas. Foi a quinta audiência pública de apresentação do projeto Caçapava do Sul, que prevê lavra de zinco, cobre e chumbo, no distrito de Minas do Camaquã, em Caçapava do Sul e está em fase de licenciamento ambiental.
Participaram produtores locais, professores e estudantes de universidades. A atividade foi coordenada pelo chefe do departamento de Controle da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam), Renato das Chagas, e contou com a presença do representante do Ministério Público, Ricardo Schinestskiy Rodrigues, entre outros.
Em sua explanação na abertura dos trabalhos, o gerente geral de Exploração Mineral da Votorantim Metais, Lúcio Molinari, destacou a importância da mineração na vida das pessoas. “Os metais são utilizados em tratamento de doenças graves, em aparelhos de raio-x, nos nossos celulares, nos equipamentos eletrônicos, baterias de veículos, entre outros. A sociedade necessita dos metais, que fazem parte do nosso dia a dia”, reforçou.
Após as apresentações do projeto Caçapava do Sul, do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (Rima), a Fepam abriu espaço para os questionamentos.
O projeto está em fase de Licenciamento Prévio (LP). A audiência visa à explanação do projeto e de possíveis dúvidas e de posicionamentos da população. Os volumes do EIA-Rima estão disponíveis para download no site do projeto (http://projetocacapavadosul.com.br/).
As três audiências realizadas nesta semana em Santana da Boa Vista (22/11), Bagé (23/11) e Pinheiro Machado (24/11) contaram com a participação de mais de 1.500 pessoas. Em julho, foram quase 1.600 participantes nas audiências realizadas em Minas do Camaquã e em Caçapava do Sul.
Diferenciais do projeto
·         Não utiliza barragens para rejeitos ou água.
·         Sem qualquer tipo de descarte no rio Camaquã.
·         Toda a água utilizada será tratada e reaproveitada.
·         Ênfase na contratação de mão de obra local.
·         Geração de cerca de 1.500 empregos no pico da obra de instalação.
·         Geração de 450 postos fixos de trabalho para a operação.
·         Investimento inicial de R$ 371 milhões, chegando a R$ 451 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário