quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Temporal causa estragos em Caçapava do Sul e na região

A chuva e o vento forte desta madrugada (19) causaram estragos em casas no interior de Caçapava do Sul e na região.  
O Corpo de Bombeiros informou que prestou três atendimentos para desobstrução de rodovias, sendo um na BR 392 e dois, na BR 290. Até às 9h30min, haviam recebido três ligações de moradores do interior do município pedindo lonas, em virtude de estragos causados nos telhados das casas.
Um dos casos registrados foi no Rincão de Lourdes. De acordo com um morador, várias casas nesta região tiveram os telhados danificados por conta do temporal e estão sem energia elétrica. 
Em Santa Maria, diversas árvores e postes caíram em virtude do temporal. Algumas regiões da cidade estão sem energia elétrica.

Levantamento da Prefeitura
O prefeito Giovani Amestoy se reuniu nesta tarde com os secretários Paulo Henriques (Obras), Maria Tereza de Macedo (Assistência Social), Nei tavares (Geral), Flávio Monteiro (Planejamento e Meio Ambiente), Ihoko Nakashima Mota (Fazenda) e com o procurador Geral, Luiz Pinto, e decidiram Decretar Situação de Emergência, após material levantado pelas secretarias.
Pela manhã, o prefeito, junto do secretário de Obras, e seu adjunto, Ariovaldo Gomes, percorreram vilas e bairros, constatando os danos das ruas.
Num dos pontos vistoriados, a Rua Barão de Caçapava, os bueiros não suportaram a pressão das águas e romperam danificando a via, que está interditada. A rua Patrício Pazinato, no bairro Pazinato, também foi cortada devido a erosão e está intransitável, assim como outras ruas de bairros na região central.
De acordo com Henriques, vários pontos do interior estão com os acessos limitados por conta de erosão, queda de cabeceiras e cheia dos rios. Passo do Umbu, dos Henriques, Dutras, Estrada dos Oliveiras, dos Rosa, Segredo e todo o vale do Santa Bárbara são alguns dos pontos registrados.
Segundo o secretário, as regiões do Rincão das Tigras e Paço dos Enforcados estão ilhadas e a equipe de Obras se direcionou a estes locais para dar acesso aos moradores.
Também pela manhã, a Secretária de Assistência Social percorreu algumas localidades onde ocorreram quebras de telhas por conta da chuva de granizo e destelhamento devido ao forte vendaval.
Na região do Faxinal, ao menos sete casas precisaram de lona; foram registradas ainda destelhamento em duas casas na Vila Progresso, duas no Rincão de Lourdes, uma no Santa Bárbara e outra no centro. Macedo informou que a estimativa é de que mais de 20 casas tenham sido danificadas e que a Secretaria forneceu mais de 500m de lona nesta manhã.
O prefeito entrou em contato com o Sargento Adão Roberto, da 6ª Coordenadoria Regional de Proteção da Defesa Civil e com o Tenente Cel Jarbas Trois de Avila (subchefe Estadual da Defesa Civil-RS) solicitando ajuda com lona, telhas e cestas básicas para as famílias em situação de vulnerabilidade.
Este é o segundo Decreto somente neste ano feito pelo município, que também foi alvo de fortes chuvas em março e que conseguiu, na ocasião, mais de R$700 mil de recurso do Governo Federal para a reconstrução de pontes do Interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário