quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Grupo de dança de Caçapava faz primeira turnê internacional


Uma turnê especial vai ser feita por um grupo de 31 caçapavanos nesta semana. Na manhã desta quinta-feira dia 11, viajam para Córdoba, na Argentina, o Grupo de Dança Adulta do CTG Sentinela dos Cerros para se apresentar no Encontro de Folclore da cidade de Sáldan, província de Córdoba, no dia 13 de novembro.
Além disso, eles vão visitar as cidades de Cosquín e La Calera. Com isso o grupo participa de uma jornada de música e danças tradicionais com intercâmbio cultural, sendo esta a primeira vez que eles viajam para o país vizinho, no entanto sempre mantiveram contato com a tradição Argentina, através da parceria e amizade com o casal de dançarinos, Nancy e Rubem.
O casal Marta e Ibiritê Beck são os orientadores e coreógrafos dessa trupe que tem as melhores expectativas em relação à viagem. Além da troca de experiência na dança e no folclore que é muito forte tanto no Rio Grande do Sul quanto na Argentina, eles vão representar Caçapava do Sul pela primeira vez em um evento internacional. O convite partiu da prefeitura de Córdoba, sem patrocínio, mas contando com apoio do município argentino cada participante da invernada terá apenas o custo do transporte.
A preparação:
Há três meses os dançarinos se preparam para as apresentações, com danças típicas do folclore gaúcho e três danças argentinas, ensinadas por Nancy e Rubens quando foram convidados a dar cursos para o grupo de dança caçapavano. Toda noite o grupo, formado por pais e filhos, sócios do CTG Sentinela dos Cerros, se concentram nos detalhes de cada dança com dedicação e alegria. Quanto ao figurino, eles usarão roupa típica da argentina e indumentária gaúcha.
O grupo:
Tudo começou há quase três anos, com objetivo de se reunirem para dançar, paixão dos componentes do grupo, tudo foi ganhando novos ares quando os filhos começaram a pedir para os pais para também fazer parte do grupo, que se formou com uma mistura de diferentes idades. “Esperamos que esta viagem nos traga ainda mais frutos, pois o folclore não tem fronteira”, destacou Marta.
Hospedagem:
Pais, filhos, amigos e organizadores vão ficar hospedados num albergue estudantil em Sáldan, terão um guia turístico para acompanhar as visitas nos pontos históricos da Província de Córdoba.
Apoio: Viviane Ilha
Foto: repont

Nenhum comentário:

Postar um comentário