sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Igreja Matriz recebe R$ 257 mil para suas obras de restauração


Nesta quinta-feira, dia 11, em Caçapava do Sul, na Região Central do Rio Grande do Sul, a Distribuidora Gaúcha de Energia AES Sul e o Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura, firmaram compromisso para execução do projeto de Restauração da Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção. A assinatura formal do contrato foi realizada às 19h30min, na própria Igreja, com a presença do Ex-Chefe da Casa Civil do Governo, Otomar Vivian e o Chefe de Gabinete da Secretaria Extraordinária de Relações Institucionais do Rio Grande do Sul, Carlos Carvalho.
O Superintendente da AES Sul para a Região Centro-Vales, Carlos Rocha, participou também do evento, além de representantes do Poder Público Municipal e da Associação dos Amigos da Matriz, responsável pela elaboração do projeto.
A construção do século passado foi interditada no dia 29 de abril de 1998 pelo Ministério Público, em função do avançado estágio de deterioração, mas um tempo depois foi reaberta para obras de restauração, que duram mais de 10 anos.
A reforma da Igreja Matriz de Caçapava do Sul integra o programa AES Sul de Patrimônio Histórico, viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura. A etapa da restauração patrocinada pela AES Sul está orçada em R$ 257 mil e prevê a revitalização dos revestimentos externos da Igreja. Além de contribuir para o resgate e a valorização da história cultural e religiosa do município, a restauração desse patrimônio deverá incrementar o turismo na região.
O investimento da empresa será para a parte final da restauração da Igreja, onde até este momento estava sendo feita lentamente com recursos da própria comunidade de Caçapava.
O Projeto que foi aprovado pela LIC e que foi encampado pela AES SUL, foi realizado pela produtora cultural, Maria Alice dos Santos. O evento contou ainda com a presença do Pároco local, padre Jorge Hudson, do engenheiro Civil responsável pela obra, João Carlos Cioccari, pelo arquiteto Pacifico de Vargas e por lideranças locais e da comunidade.
A expectativa dos coordenadores deste projeto é que com este recurso as obras de restauração terminem e a Igreja esteja pronta o mais rápido possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário