sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Ponte do Jacui deve ficar pronta no inicio de dezembro

Segundo a versão online do Jornal Diário de Santa Maria desta quinta-feira, dia 25, a longa espera dos moradores da Região Central para ter de volta a principal ligação com a Capital e com as regiões da Serra e dos vales do Rio Pardo e do Taquari já tem prazo para acabar: 3 de dezembro. Esta é a data da inauguração da nova ponte sobre o Rio Jacuí, na RSC-287, entre Restinga Seca e Agudo, confirmada pela governadora Yeda Crusius (PSDB), ontem, por meio do perfil de seu blog no microblog Twitter. Se a nova previsão se confirmar, a liberação do trânsito ocorrerá quase 11 meses depois da queda da estrutura anterior, em 5 de janeiro, quando cinco pessoas morreram.

O anúncio da governadora veio no final da manhã. Além de confirmar a data, Yeda disse ter pedido ao diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Vicente Britto Pereira, que organize um churrasco de confraternização com os operários que trabalham no canteiro de obras e sugeriu que a nova ponte leve o nome do vice-prefeito de Agudo, Hilberto Boeck, 55 anos, uma das vítimas. As medidas ainda estão em análise pelo Daer.

Yeda ainda concluiu a manifestação pelo Twitter falando que o compromisso de entregar a obra foi “dito, feito, e bem feito”. Porém, ela cometeu um deslize durante o anúncio, dizendo que a ponte teria sido “levada pelas águas dia 4 de janeiro”, um dia antes da tragédia.

Esse é o quarto prazo dado pelo governo do Estado para a ponte ficar pronta. Em março, quando foi assinada a ordem de serviço e a obra começou, a expectativa era a conclusão até setembro. Depois, o prazo foi estendido para outubro, e por último, a previsão era até o final deste mês. Agora, são mais oito dias até que o trânsito seja normalizado na RSC-287.

A confirmação da promessa de Yeda depende dos cerca de 70 operários contratados pelo consórcio formado pelas empresas M. Martins e Construtora Cidade que trabalham atualmente no canteiro de obras. Ontem, mesmo com o imprevisto da chuva, uma das equipes trabalhava na concretagem dos últimos 100 metros de guardas laterais do lado de Agudo. As armações metálicas que delimitam a estrutura estão instaladas. A expectativa é concluir isso até o fim de semana. A retirada dos escritórios, do refeitório e dos banheiros construídos sobre a rodovia está em andamento.

Os acessos à ponte também devem ficar prontos até este domingo. Toda área que foi terraplanada no começo da obra está aterrada. Falta espalhar e compactar o material para permitir, no começo da semana e a passagem das máquinas que asfaltarão a pista, cuja base de lajes em concreto armado está pronta. O último passo serão a pintura e a colocação de placas de sinalização. O Daer garante a execução dos serviços a tempo da inauguração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário