quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Urcamp escolhe hoje seu novo Reitor

Segundo versão online do Jornal Minuano, duas candidaturas para reitor e vice-reitor disputam o pleito: a de João Paulo Lunelli e Roberto Zamberlan, e a de Lia Quintana e Paulo Ricardo Ebert Siqueira. O processo acontece das 8h30min às 12h, e das 14h às 22h. A votação que assegura a participação de professores, funcionários e alunos ocorre no prédio central da universidade em Bagé e nos demais municípios que abrigam a Urcamp. Os estudantes votam na sala 0B, os professores e técnicos administrativos, no salão de atos da reitoria. Será permitido o voto em trânsito. É obrigatória a apresentação de documento oficial, válido no território nacional, com foto. O peso dos votos ocorre da seguinte maneira, 70% professores, 20% funcionários e 10% para os alunos.

Aptos a votar
-Professores no exercício da docência, na área administrativa ou de pesquisa, afastados em licença-maternidade, auxílio-doença ou por acidente de trabalho, assim como o professor que não rescindiu o contrato e que ministrou alguma disciplina no primeiro semestre de 2010.
- Alunos de qualquer curso da universidade, regulares ou especiais, desde que tenham mais de 16 anos na data da eleição.
-Técnicos administrativos no exercício da função, assim como os afastados em licença-maternidade, auxílio-doença ou por acidente de trabalho.
De acordo com a presidente da comissão eleitoral central, a advogada Lourdes Helena Martins da Silva, é proibida a propaganda eleitoral, assim como a manifestação pessoal do voto nos 100 metros próximos das urnas eleitorais. Somente a manifestação silenciosa será permitida. Nas cédulas de votação não serão permitidas rasuras ou manifestações. Caso ocorram, implicarão na anulação do voto. Duas candidaturas serão expostas, e o eleitor deve marcar com um X a sua escolha.
O dia de ontem foi marcado pela simulação do sistema, assim como o treinamento dos mesários, e a reunião dos fiscais dos dois candidatos. Todas as atividades fizeram parte da preparação das equipes que trabalharão na eleição. Segundo explica o assessor técnico de informática da comissão eleitoral central, e desenvolvedor do sistema de votação e apuração, Henry Gomes de Carvalho, o processo é transparente, “é um procedimento padrão de votação, não é como uma urna eletrônica porque a cédula de papel é utilizada, apenas o número de votantes é contabilizado” explica garantindo o total sigilo do voto. Após o encerramento da votação, é aberta a apuração feita pela presidente da comissão eleitoral central, onde cada voto computado será lido em voz alta e, após filmado para a comprovação. A ordem da apuração, começa pelos votos dos alunos, seguido dos funcionários, e terminando com os dos professores.
A comissão eleitoral divulga hoje uma nota de repúdio, onde conclama toda a comunidade acadêmica a realizar uma votação pacífica, numa demonstração efetiva de cidadania. Também publica hoje, a portaria 04/2010, que fala de duas penas eleitorais: advertência e suspensão da candidatura. De acordo com a presidente da comissão, a medida visa coibir a manifestação excessiva durante a data. Sobre as três cores utilizadas nas cédulas de votação (branca - alunos, amarela - funcionários, e verde – professores), Lourdes esclarece que a diferença de cores foi opção selecionada para garantir a segurança da votação, já que os votos das categorias possuem um peso diferenciado. A presidente reitera que essa opção foi referendada por ambos os candidatos. “Queremos dar exemplo de democracia com responsabilidade” concluiu.
A transmissão da votação e apuração ocorrerá no Salão de Atos e no saguão do prédio central. A expectativa da comissão eleitoral central é de conhecer o novo reitor, ou reitora, até a meia-noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário