segunda-feira, 23 de abril de 2012

Bando faz famílias reféns na região

Segundo versão online do Jornal Diário de Santa Maria desta segunda-feira, bandidos roubaram casa e trancaram vítimas em porta-malas no interior de Restinga SecaO ferimento na cabeça de um aposentado de 73 anos não foi a única marca deixada por bandidos que roubaram e fizeram duas famílias reféns no interior de Restinga Seca na noite de sábado. Mais profundos são o medo de reviver o assunto, o receio de que os bandidos voltem e a sensação de insegurança.

Tudo começou por volta das 18h, na localidade de Estiva, a cerca de 20 quilômetros do centro da cidade. Um casal de agricultores estava em um Corsa, com a neta de 11 anos, a caminho de um culto. O veículo teve a frente cortada por outro carro, provavelmente um Passat. Dois homens armados renderam a família, colocaram o motorista de 57 anos no porta-malas do próprio carro, e levaram a mulher, de 49 anos, e a criança deitadas dentro do carro da família.

No meio do caminho, os bandidos bateram o Corsa em outro carro – provavelmente o próprio Passat –, mesmo assim rodaram mais alguns quilômetros até a localidade de Lomba Alta, onde deixaram a mulher amarrada com um cadarço em uma árvore e a criança ao lado.

– Eles reviraram a minha bolsa, levaram R$ 40 e espalharam o que estava dentro dela no milharal, mas não nos machucaram – conta a mulher.

Ela conseguiu se soltar, reconheceu o local e fugiu com a menina em direção à estrada, onde pediu ajuda.

Tensão – O marido dela foi levado até a localidade de Rincão das Palmas, onde uma segunda família foi atacada. Quatro homens pediram água para colocar no carro. Quando uma mulher de 37 anos foi atendê-los, eles anunciaram o assalto. Para que ela abrisse a porta, eles teriam dado pelo menos um tiro em direção a uma das paredes da casa. Os pais da vítima, um idoso de 73 anos e a mulher de 64, também foram rendidos. Os bandidos roubaram joias, cerca de R$ 1,1 mil e duas armas. Eles teriam exigido mais dinheiro e deram uma coronhada na cabeça do aposentado.

– Eles cortaram os cintos de segurança do nosso carro e nos amarraram. Cheguei a pensar que iam colocar fogo no carro com a gente dentro – afirma a vítima de 64 anos.

O casal de idosos também foi colocado no porta-malas da Eco Sport da família e a filha deles, dentro do Corsa. Os bandidos seguiram viagem em direção à ERS-149. No mesmo lugar onde antes eles tinham batido o carro, abandonaram o Corsa e passaram a filha da segunda família para a caminhonete. O homem de 57 anos, que estava no porta-malas do Corsa, conseguiu fugir.

– Eram umas 20h quando ele chegou, pedindo socorro, estava muito nervoso, chegava a cambalear – lembra o morador que auxíliou à vítima.

O homem acredita ter ficado cerca de duas horas dentro do porta-malas.

– Fiquei todo o tempo orando a Deus para que nada de mal acontecesse a mim ou a minha família. – afirma.

Os bandidos abandonaram a Eco Sport perto da RSC-287. As vítimas se soltaram e pediram ajuda.

A polícia está investigando o caso e aguarda o resultado da perícia nos veículos. A delegada Ana Luiza Tarouco afirma que é o terceiro crime de grande porte em Restinga Seca este ano. O primeiro foi o assalto à Joalheria Rothe, no centro da cidade, em fevereiro. O segundo crime foi na lotérica Santa Rita, este mês.

– Vamos estudar se não estão sendo testes para algo maior, como um assalto a banco, crime que tem se tornado comum no interior.

marilice.daronco@diariosm.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário