terça-feira, 10 de abril de 2012

Justiça eleitoral investiga supostas irregularidades na transferência de títulos

A Justiça Eleitoral de Caçapava do Sul está investigando supostas irregularidades na transferência de títulos eleitorais de Caçapava para Santana da Boa Vista. A 9ª Zona Eleitoral de Caçapava também abrange Santana e Lavras do Sul.

Segundo o chefe do Cartório, o técnico judiciário Fábio Macedo, a suspeita surgiu no último mês, quando cerca de 20 pessoas solicitaram a transferência dos títulos da seção eleitoral da localidade de Minas do Camaquã (Caçapava) para uma seção do Rodeio Velho, interior de Santana da Boa Vista, próximo as Minas.

– Ao analisarmos os pedidos de transferência de domicílio eleitoral, avaliamos que a seção requerida pelos eleitores aumentaria em cerca de 20% o número de eleitores do Rodeio Velho, o que para o interior de um município pequeno é significativo, ainda mais que, na última eleição municipal a diferença entre um candidato que garantiu uma cadeira no Legislativo santanense e o seu suplente foi de sete votos e outro de apenas 12 votos – ressaltou.

Conforme Macedo, a Justiça Eleitoral também recebeu uma denúncia de que uma pessoa ligada a um vereador de Santana estaria convencendo eleitores das Minas a transferirem o título eleitoral para o município vizinho e conseguindo que moradores da região assinassem a declaração de residência fornecida pela Justiça Eleitoral, necessária para as pessoas que, por exemplo, não possuem uma conta de água ou luz em seu nome – informou.

Diante das denúncias, a Juiza Eleitoral da 9ª Zona, Taise Velasquez Lopes, expediu mandados judiciais para que fosse averiguada a residência dos eleitores que tinham solicitado a transferência de domicílio.

– No feriadão de Páscoa uma equipe se deslocou até a localidade do Rodeio Velho em Santana da Boa Vista e bateu de porta em porta para conferir se o eleitor realmente morava no endereço indicado na declaração. Onde foi constatado que apenas duas pessoas estavam morando no endereço indicado. A maioria dos proprietários dos imóveis rurais ficou surpresa com a “visita da Justiça Eleitoral” e algumas revelaram que assinaram a declaração de comprovante de residência a pedido da pessoa ligada ao vereador santanense. O mais assustador é que os eleitores foram encontrados nas Minas do Camaquã, com residência fixa e trabalhando na localidade – afirmou o chefe do cartório.

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral, as investigações agora serão encaminhadas para análise da Juíza Eleitoral e também ao Ministério Público de Caçapava, que já requereu cópias dos relatórios.

O técnico judiciário Fábio Macedo disse ainda, que algumas situações idênticas envolvendo eleitores de Caçapava do Sul e Lavras do Sul também estão sendo investigadas.

Confirmadas as denúncias, as pessoas envolvidas poderão responder criminalmente por falsidade ideológica, falsificação de documento e formação de bando ou quadrilha.

Por Marcelo Marques jornalismo@farrapo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário