sexta-feira, 27 de abril de 2012

Frase do Prefeito sobre “ maloca de índios” revolta políticos e seguimentos da comunidade



Foto: Gazeta de Caçapava
 Prefeito com a replica da estátua "El Bombeador
Um comentário do Prefeito Zauri Tiaraju na impresa local na última semana, dizendo que “ me sinto uma nave sobrevoando uma maloca de índios”, causou revolta em vários seguimentos da sociedade e também com grande repercussão na Câmara de Vereadores.
A polêmica foi instaurada após as várias criticas que o Chefe do Executivo teve por anunciar a construção de uma estátua na cidade denominada monumento “El Bombeador”, que custará R$ 36 mil aos cofres públicos, através de uma empresa de Lajes (SC), com dispensa de licitação. O fato que gerou mais critica foi o valor e o fato de trazer um escultor de Lajes para fazer a obra em um momento que a cidade necessita de outras demandas, como saúde e educação.
Em depoimento durante a sessão desta sexta-feira, dia 27, a vereadora Rosilda Freitas ressaltou que o Prefeito ao comparar as pessoas que são contra a construção do monumento, com índios, que não tem o conhecimento necessário para entender a proposta, ele apenas conseguiu denegrir a imagem dos índios, primeiros habitantes do Brasil. “Povo que tem uma cultura muito rica e bonita e que não deve servir como sinônimo de pessoas sem capacidade de entendimento, como foi declarado pelo Prefeito, além disso, prefiro ser índio e viver em harmonia com o meu ambiente sem causar impacto do que ser uma nave corrosiva com a população que confiou no seu trabalho ”.
Outro ponto questionado pelos vereadores foi a afirmação do Prefeito de que não precisa da Câmara para governar. Os vereadores ressaltaram que desde o início do ano legislativo o prefeito envia uma média de seis projetos de lei por semana, para análise do legislativo, que são votados e em sua maioria aprovados. “Se ele não precisa da Câmara para governar, por que envia projetos então”, disse Pedro Gaspar.
A oposição rebateu também as criticas do Prefeito onde ele afirmou que a Câmara e contra tudo que ele faz. Segundo os vereadores, a Câmara aprova mais de 92% dos seus projetos e que não são contra as iniciativas, mas sim da maneira que são feitas, como sem licitação e de maneira arbitrária e ditatorial.
As declarações do Prefeito repercutiram também nas redes sociais, onde inúmeros comentários contrários as suas declarações foram postados e de repúdio a sua discriminação com os indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário