terça-feira, 24 de abril de 2012

Briga entre BM e estudantes está sendo investigada

Segundo a versão on-line do jornal Diário de Santa Maria, um Inquérito Policial Militar (IPM) foi aberto oficialmente ontem para averiguar se houve excessos na conduta da Brigada Militar (BM) para conter uma manifestação realizada por cerca de 50 estudantes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em Caçapava do Sul, na última sexta-feira. O grupo bloqueou o trânsito em uma das principais vias de entrada da cidade em uma manifestação para pedir que o governo federal libere mais Bolsas-Permanência.

O capitão da BM Augusto Ferreira Porto, de Dom Pedrito, responsável pelo IPM, recolheu documentos, imagens e começou a ouvir um dos estudantes envolvidos na confusão. Os policiais militares também serão ouvidos. O IPM deve ser concluído em 40 dias. Conforme o capitão Augusto, em princípio a manifestação dos estudantes seria legítima, mas os meios utilizados, não.

– A BM foi chamada pela comunidade para restaurar a normalidade, pois eles trancaram a rua e queimaram pneus. O uso moderado da força é permitido, e o bastão é uma ferramenta de trabalho dos policiais. O que será avaliado é se houve excesso em seu uso. Para o protesto, os estudantes deveriam ter notificado a BM para que ela fizesse a sinalização do local – explica o capitão.

Segundo a delegada da Polícia Civil do município, Fabiane Bittencourt, cinco estudantes e um PM registraram ocorrência por agressão. Todos fizeram exame de corpo de delito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário