quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Prefeitura celebra acordo com o Ministério das Comunicações


Fonte: Ministério das Comunicações

Prefeitos e representantes dos municípios selecionados na segunda etapa do programa Cidades Digitais assinaram, na tarde desta terça-feira, os acordos de cooperação. Trata-se da formalização dos compromissos assumidos tanto pelo Ministério das Comunicações quanto pelos gestores dos municípios participantes do programa. 

Segundo a Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura, o Secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Caçapava do SulFábio de Oliveira, representou o prefeito Otomar Vivian, no evento realizado em Brasília.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que o governo já planeja uma nova chamada para o Cidades Digitais. Isso porque, segundo ele, há muitos outros municípios interessados em participar do programa. “Todos querem os benefícios que a tecnologia pode trazer, como a modernização da máquina pública e a melhoria de vida da população”, acrescentou.

O subchefe de assuntos federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto, que também marcou presença no evento, ressaltou o mérito dos prefeitos e de suas equipes. “Cada um que está aqui merece muito, pois cumpriram todos os critérios técnicos e exigências do edital. E nós sabemos o esforço que tudo isso demandou.”

Os prefeitos e seus assessores, que assistiram ao ato e participaram de uma reunião técnica com a secretaria de Inclusão Digital do MiniCom, Lygia Pupatto, pela manhã, foram representados na cerimônia pelo prefeito de Araçaí (MG), Armando Jardim Paixão. “Nós estamos muito otimistas porque acreditamos que este programa vai trazer ganhos econômicos e sociais para nossas cidades. E também vai dar mais oportunidades de estudo e de trabalho para os jovens, o que é tão importante, principalmente para os municípios pequenos”, avaliou.

São 262 municípios de todas as regiões do Brasil que vão fazer parte da segunda etapa do Cidades Digitais. O programa tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. Para isso, atua na construção de redes de fibras ópticas que possibilitem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet.

O projeto inclui a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, bem como a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede. Outra ação é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.

CIDADES CONTEMPLADAS NO RS
Caçapava do Sul

Canela
Cerro Grande do Sul
Fontoura Xavier
Igrejinha


Itaqui
Rio Pardo
Rolante
Rosário do Sul
São José do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário