quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Presidente do IPE começa a definir agenda de Secretário de Estado que assinará edital em Caçapava

Nesta semana, o Presidente do IPE e Ex-Prefeito de Caçapava do Sul, Otomar Vivian, começou a ajustar a agenda do Secretário de Obras do Estado, Fabiano Pereira, que virá a Caçapava no próximo dia 02 de março, para assinatura do edital de licitação para a construção da primeira Estação de Tratamento de Água e Esgoto do Município.
Vivian recebeu nesta quarta-feira, dia 21, em Porto Alegre, a visita do Presidente da Câmara de Vereadores, Marquinhos Vivian, onde informou o comandante do Legislativo da presença do Secretário Fabiano Pereira em Caçapava no dia 02, e acertar uma agenda com os vereadores para debaterem o tema. Já na sexta-feira, dia 23, O Presidente do IPE terá um encontro com o Prefeito em exercício de Caçapava, Luiz Carlos Guglielmin, para acertar o restante da agenda e combinar como será feito o ato de assinatura do edital. “ Como é um fato importante combinei com o Secretário que iria acertar o evento em conjunto com os dois Poderes, principalmente a Prefeitura que é a responsável pelo contrato de abastecimento de água com a Corsan. Vamos combinar na sexta-feira com o Prefeito como será este ato e relatar institucionalmente o andamento deste processo e como será feito pelo Secretário”, disse Otomar.
O Projeto estava estimado em aproximadamente R$ 7 milhões, mas em virtude dos reajustes e juros deve ultrapassar os R$ 10 milhões, onde em 2014 foi aberta uma licitação pela Corsan para contratar o projeto, no qual uma empresa venceu e já entregou o seu trabalho. Com isso, agora em março será aberta uma nova licitação para a construção de uma Estação de Tratamento de Água e Esgoto, que será próximo a região da Vila Pinheiro, já na metade do ano uma nova licitação para contração de uma empresa para fazer a rede e a coleta do esgoto nas residências, beneficiando uma região da cidade, abrangendo bairros como : Pinheiro, Vivian, Persa, Vila Henriques, São Domingos e outros locais.
Segundo Otomar Vivian, o recurso é federal oriundo da Funasa, onde foi cadastrado ainda no ano de 2009 pelo município, através do biólogo Rafael Vivian, que faleceu em 2016. Rafael na época era assessor do Vereador Luis Fernando Torres (Boca). O recurso foi aprovado pela Funasa e repassado para a Corsan executar a obra em Caçapava.
“Trabalhei neste caso desde que assumi a Prefeitura em 2013, onde evoluímos somente em 2014 com o edital para contratar o Projeto e desde o ano passado mantenho contato permanente com o Secretário Fabiano Pereira para agilizar este processo junto a Corsan, já que a Companhia é subordinada a Secretaria de Obras. Fazem vários anos que este projeto tramita na Corsan, por isso, a nossa pressão para tocar em frente. O Prefeito Giovani também acompanha este caso desde que assumiu, por isso, que estamos fazendo todos os esforços como Caçapavanos para tirar essa obra do papel”, relata o Presidente do IPE.
O Presidente da Câmara, Marquinhos Vivian, disse que o Legislativo está de portas abertas  e vai colaborar para tirar o projeto do papel. Durante a reunião, Otomar informou que só vai divulgar a agenda do Secretário e após a reunião com o Prefeito em exercício, Luiz Carlos Guglielmin, onde irão definir como será o evento.
IPE Saúde
Durante o encontro, o Presidente da Câmara manifestou também o desejo de dar continuidade na solicitação feita pelo Legislativo em 2017, de incluir na Câmara do IPE Saúde. Para o Instituto fazer o estudo de viabilidade de implantação do plano no Legislativo é necessário ser aprovado na Assembleia legislativa o projeto de reestruturação do IPE, separando em dois órgãos.
“O Projeto na Assembleia deve ser votado na próxima semana, com isso, após a sanção do Governador vamos voltar a conversar com o Presidente do IPE para agilizar este estudo de viabilidade na Câmara, que será debatido com os servidores da casa e os vereadores”, disse Marquinhos Vivian.



Nenhum comentário:

Postar um comentário