sábado, 13 de agosto de 2011

Cerro dos Olivais agora produz vinho


A propriedade Cerro dos Olivais do olivicultor Guajará Oliveira está produzindo vinho das variedades malbec e merlot. As atividades iniciaram em 2006 quando as primeiras mudas de viníferos, próprias para produção de vinho, que vieram da Itália, foram plantadas. No meio hectare, destinado ao cultivo, foram colocados 900 pés e somente em 2009 foi realizada a primeira colheita, cerca de 700 quilos de uva.

- Nossa meta é ampliar a área plantada para um hectare. A cada ano a quantidade de uva colhida tem aumentado. Em 2010 foram 1200 quilos e esse ano 4200. Toda produção foi destinada para fabricação de vinho, o que rendeu 2500 litros da bebida. O vinho foi armazenado em pipas de plástico, onde permaneceu cerca de seis meses. Depois foi transferido para barris de madeira onde ficou pelo mesmo período, para então ser engarrafado - explicou Guajará.
O produtor contou que recebeu assessoria técnica de um agrônomo de Bagé, mas que as viagens, que incluiu a Serra Gaúcha e os conhecimentos tirados da literatura, contribuíram para iniciar a nova atividade.
- Essa qualidade de vinífero não é produzida na Serra, porque não se adapta ao clima, ao contrário da nossa região. Nossa ideia é plantar também a variedade torontes, que produz um vinho branco. Nossa primeira amostra é uma assemblagem das duas variedades (malbec e merlot), mas para o próximo ano vamos produzir separado - disse o produtor.
Para Guajará, a ideia é fazer com que as pessoas acreditem no potencial de Caçapava, e que é possível diversificar as atividades econômicas no município. O vinho recebeu a marca “Terras Gaúchas” e o lançamento oficial deve acontecer em breve.

Fonte: Gazeta de Caçapava
Foto: Donizete Henriques

Nenhum comentário:

Postar um comentário