quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Quatro anos após o pedido, BRs 392 e 290 recebem lombada eletrônica


Em dezembro de 2007, o Vereador Paulo Pereira (PT), esteve em Brasília acompanhado do Deputado Federal Paulo Pimenta, para solicitar diversas demandas para Caçapava. Dentro desses pedidos, estava um para o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), no qual solicitava a instalação de uma lombada eletrônica, ou redutor de velocidade, na BR 392, em frente a Escola Dagoberto Barcellos e na BR 290, na Vila Pregresso, em frente ao comercio de artesanato local.
Desta forma, quatro anos após o vereador ter protocolado este pedido no DNIT, junto com o Deputado Pimenta, na última semana, o órgão federal entrou em contato com o gabinete do vereador, para informar que nesta semana as lombadas eletrônicas estariam sendo instaladas, em forma de pardais, para reduzir a velocidade nas duas zonas de risco em Caçapava do Sul.
Após esta informação, nesta quarta-feira, dia 10, Pereira foi até a escola Dagoberto Barcellos para acompanhar de perto a instalação da lombada e conversar com a direção da escola para saber como está o trânsito de acesso ao educandário após a implantação do redutor de velocidade.
A empresa contratada pelo DNIT fez a instalação dos dois lados da BR, mas ainda está faltando alguns acessórios técnicos para começar a funcionar definitivamente, o que deve acontecer ainda esta semana.
A professora da Escola Dagoberto, que trabalha no apoio pedagógico, Realda Comim, comentou que há muitos anos a instituição vem pedindo este redutor de velocidade, porque o trecho de entrada para a escola é muito perigoso, com isso, o ônibus e os veículos que chegam na escola precisam ir até o posto para fazerem o retorno, por questões de segurança, mas agora com a lombada não será preciso.
Já na Vila Progresso as instalações também já começaram, e estão faltando detalhes para começar a funcionar.
“Foi uma conquista da comunidade esta lombada eletrônica, para impedir que os motoristas passem em frente a escola numa velocidade perigosa para os alunos e para os pedestres que precisam da via pública para chegarem até a escola. Já na Vila Progresso, o redutor de velocidade irá ajudar na segurança dos comerciantes e também dos alunos da escola local. Além disso, a pouca velocidade dos veículos dará maior visibilidade ao comercio estabelecido na região”, disse Paulo Pereira.
O DNIT informou também ao vereador, que em breve será revitalizado o trevo de acesso a cidade, as margens da BR, com canteiro e luminárias novas, além de um projeto paisagístico.
Outro ponto que é resultado desta viagem de 2007, é uma emenda parlamentar do Senador Paulo Paim, para a compra de um trator para a Secretaria de Agropecuária, no qual já está em atividade desde 2009. Uma ambulância que também já está em funcionamento foi oriundo dos pedidos de Brasília, mas através do Deputado Federal Enio Bacci.

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