quinta-feira, 25 de maio de 2017

Grupo de Cavalgada Portal do Pampa poderá ser representante oficial do município

O vereador Mariano Teixera (PP) protocolou um projeto de lei que declara o Grupo de Cavalgada Portal do Pampa represente oficial de Caçapava nas cavalgadas promovidas por outros municípios, por ocasião da busca da chama crioula para as comemorações da semana farroupilha.
Segundo o vereador, o grupo promove Caçapava nas cavalgadas que envolvem outros municípios. Este grupo sempre marca presença nos eventos do calendário oficial e este ano será a 10º vez que irá buscar a Chama Crioula da Semana Farroupilha.
A organização deste grupo de cavalgadas remete ao ano de 1997, quando para homenagear os Negros escravos que foram massacrados no Cerro de Porongos, os representantes do Centro de Tradições Gaúchas Clareira da Mata realizaram a 1ª cavalgada, vinda da cidade de Pinheiro Machado.
Com o decorrer dos anos, a cada nova cavalgada aumentava o número de representantes de outras entidades tradicionalistas de Caçapava do Sul. A centelha da chama crioula foi conduzida da cidade de São Gabriel, onde seguiu para outras cidades: Santa Maria, Encruzilhada do Sul, Canguçu, voltou a são São Gabriel e Aceguá.
Em 2015 na cidade de Aceguá, foi dado o primeiro e grande passo para a concretização de um grupo de cavalgadas. Com dedicação, união e principalmente o amor e a valorização da nossa cultura e tradição esse sonho se tornou realidade. No dia 30 de agosto, na fazenda Cerro Colorado, durante o almoço de confraternização dos cavalarianos, foi realizado a fundação do Grupo Municipal de Cavalgadas Portal do Pampa.
No ano de 2016, o grupo, percorreu 284 km em 14 dias no lombo do cavalo conduzindo a centelha da chama crioula da cidade de Triunfo para a Segunda Capital Farroupilha. Unidos cada vez em honrar nossas raízes e não deixar que o símbolo maior do nosso estado se apague. Para que futuras gerações sigam em frente com esse ideal sempre levando junto o amor a tradição e o legado. Hoje está plantando a semente que futuramente será colhida em nossa sociedade.
“Seus integrantes participam com entusiasmo e orgulho, com sentimento de pertencimento ao ato simbólico que divulga os valores sociais, humanos e de seus objetivos. São pessoas que alimentam a esperança de dias melhores, que valorizam a vida e dela se empoderam cultuando uma vivência guiada pela simplicidade e honestidade, ajuda mútua e cooperação, de modo correto e justo”, justifica Mariano.
Além disso, o vereador destaca que em suas ações e atividades, o grupo valoriza o uso do cavalo como meio de transporte, considerado alternativo para os dias atuais, mas que foi fundamental em outros tempos para o desenvolvimento da região sul.
No percurso das cavalgadas, que já totalizou 1.500 quilômetros, se criaram as amizades e a integração com os diferentes grupos sociais, constituindo-se em momentos educativos de valores, mas também de cuidado do ambiente utilizado e da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário