sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Exército vai auxiliar municípios atingidos pelas chuvas

O Prefeito Giovani Amestoy participou nesta sexta-feira, dia 25, no Comando Militar do Sul (CMS), em Porto Alegre, de uma reunião com o Exército e diversos prefeitos dos municípios que estão em Situação de Emergência devido às enchentes.

A reunião, proposta pelo Exército, comandada pelo General Márcio Velloso Guimarães, teve a presença ainda da Defesa Civil Estadual, através do chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel Julio Cesar Rocha Lopes, além do Tenente Coronel Zucco (PSL) e prefeitos dos 21 municípios atingidos pelos temporais que causaram enchentes em diversos municípios, além de prejuízos materiais, em estradas, de safra, além de pelo menos quatro mortes.

“Receberemos a demanda dos prefeitos através da Defesa Civil Estadual para estudarmos a maneira que poderemos ajudar. O Exercício trabalhará através de um link do Governo do Estado – e disponibilizará sua equipe e maquinário, de acordo com a demanda de urgência e prioridade de cada município. Claro que, locais com risco de vida, de transporte escolar, escoamento de safra, famílias em situações de riscos, são os principais pontos. Não é obra de melhoria, reforma, mas obra de emergência”, frisou General Guimarães.

O Prefeito Giovani Amestoy, que esteve na Capital Gaúcha na última quarta (23), falou que aguarda a Homologação do Estado e União para poder dar continuidade aos trabalhos de recuperação das estradas do município para escoamento de Safra e Transporte Escolar, além de poder recuperar as ruas de vilas e bairros, para dar trafegabilidade à população caçapavana. “Nós precisamos de auxílio com maquinário do Estado e Exército, pois o nosso é insuficiente, além de, também, pretendermos contratar hora-máquina para que mais maquinários venham ajudar a recuperar praticamente toda nossa cidade”, disse.

Os Prefeitos Márcio Fonseca do Amaral (Alegrete), Zilase Rossignollo Cunha (Rosário do Sul), Mário Augusto de Freire Gonçalves (Dom Pedrito), entre outros, que estiveram em Brasília, nesta semana reunidos com o Presidente em Exercício, General Hamilton Mourão, também relataram semelhante situação nos municípios e da necessidade de se refazer as estradas de bairros e interior, além, também, de solicitarem auxílio de maquinário do Exército.

Nenhum comentário:

Postar um comentário