terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Prova de Laço será declarada Patrimônio Cultural e atividade desportiva em Caçapava do Sul

Na sessão da Câmara desta terça-feira, dia 15, os vereadores aprovaram um projeto de lei de autoria do vereador Marquinhos Vivian (MDB), que institui como bem integrante do Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Caçapava do Sul e considera como atividade Desportiva a prova de Tiro de Laço, realizada durante os Rodeios.

Segundo o vereador, o Projeto de Lei aprovado por unanimidade tem a finalidade de disciplinar e regulamentar as competições que representam uma recriação das práticas campeiras, possibilitando a reiteração do saber secular do laço, que é praticado nos Rodeios de Caçapava do Sul.  " As lidas campeiras são atividades que tem uma história representada nos Rodeios, e nada mais justa que incluir este esporte e atividade cultural no patrimônio cultural da cidade. É um orgulho para um agente público passar no domingo na sede do CTG Sentinela dos Cerros e Família Nativista e ver aquele mar de gente apreciando os Rodeios, que é o verdadeiro turismo de Caçapava", disse Marquinhos.

A Legislação local está também regulamentando uma lei recentemente aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado, que torna Patrimônio do Rio Grande do Sul as provas de tiro de laço, onde cada município faz a sua própria regulamentação. " É uma maneira de reconhecer oficialmente a importância dos Rodeios para a cidade", completou o parlamentar durante o seu discurso na tribuna.

O Projeto segue agora para sanção do Chefe do Poder Executivo, que tem 15 dias para se manifestar oficialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário