sábado, 18 de maio de 2019

Abertura oficial da 29º Feira do Livro de Caçapava do Sul aconteceu nesta sexta-feira

Teve início nesta sexta-feira (17) e vai até dia 26 de maio, a 29ª Feira do Livro de Caçapava do Sul. A edição, que é dedicada aos 100 anos do I.E.E Instituto Dinarte Ribeiro, tem como patrono Gujo Teixeira, e coordenador Geral, Pedro Vanolim Macedo, recebe apoio de várias entidades de Caçapava do Sul e tem uma vasta programação com exposição de livros, bate-papo com autores, shows musicais, oficinas de leitura, cinema e teatro, Banda e Coral Municipal, entre outros.
Nesta sexta-feira (17), aconteceu a Abertura Oficial da Feira do Livro e homenagem ao Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro em seu centenário. A Noite contou com a apresentação do Coral Municipal Caçapavano, com regência do maestro Nei Beck e homenagem ao Patrono Gujo Teixeira, além de presença das autoridades como o Prefeito Giovani Amestoy, o Prefeito de Lavras do Sul, Savio Prestes, o Presidente da Câmara de Vereadores de Caçapava, Silvio Tondo, a Patrona da Feira do Livro de 2018, Ariane Severo, o Padre Antonio Hermes, Secretários Municipais, festeiros da Festa do Divno 2019, as entidades responsáveis pelos estandes e a comunidade cultural de Caçapava do Sul.
Sábado (18) o Dia é dedicado ao Patrono da Feira do Livro, poeta Gujo Teixeira, com exposição e auógrafo do autor as 19h. A Feira tem abertura as 16h com apresentação de coral, shows musicais e Grupod e Capoeira.
19 de Maio, domingo, é o Dia dedicado à Literatura de Viagens, com apresentações musicais do Festival de Musical de Caçapava (Femuc).

Programação da Semana:

- 20 de maio – segunda-feira, Dia Especial à comunidade Negra: Abertura da Feira e início da exposição Presença Negra "Essência e Representatividade", promovida pela COMPIR (Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial).
- 21 de maio – terça feira, Dia da UNIPAMPA na Feira;
- 22 de maio – quarta-feira, Dia dedicado à Literatura Infantil, Sessão Solene da Câmara de Vereadores.
- 23 de maio – quinta-feira: Dia dedicado à Literatura de imigração, além de palestra sobre colocação no mercado de trabalho (Oficina "Orientações sobre currículo", ministrada pela professora do SENAC, Marizete R. Dotto, especialista em cultura e ensino técnico).
- 24 de maio – sexta-feira: Dia dedicado a entender porque somos como somos, a partir de Sepé Tiaraju. Palestra "A Arte Sacra Jesuítico-Guarani (séc. XVII-XVIII) no Rio Grande do Sul; Os sinos missioneiros", com o Prof. Dr. Édison Hüttner.
- 25 de maio – sábado. Dia dedicado aos escritores caçapavanos e convidados especiais: 16h; Abertura da Feira e apresentações; Academia de danças folclóricas do Grupo de Arte Nativa "Os Chimangos"; Coral Vivência, com regência de Gerson Núbias; Arthur Fagundes da Paixão (FEMUC). Escritores homenageados: Alcy Cheuiche, Ariane Severo, Bruno Emílio Moraes, Bruno Freitas da Silva, Rogério Marques Silva; Edison Aran Nunes Krusser, Elaine dos Santos e Severino Moreira).
- 26 de maio – domingo. Almoço festivo “Homens na Cozinha”, na AABB, promovido pelo Lions Clube. Encerramento da Feira do Livro. 16h: Abertura da Feira e apresentações: Grupo de dança Movimento Livre, de Lavras do Sul, coordenado pela Profa. Marina Contti Tunholi de Souza; Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) apresenta o "Som de Crew, Breaking e Rap", coordenado por Manfred Uberon da Silva Chaves.

Um comentário: