quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Governador Tarso Genro esteve em Santana da Boa Vista



O governador Tarso Genro reuniu-se, nesta quinta-feira, dia 24, com a prefeita de Santana da Boa Vista, Aline Torres de Freitas, e integrantes da Associação de Municípios da Zona Sul (Azonasul). Realizado no Parque Municipal da Toca da Tigra, o encontro serviu para definir um plano de trabalho conjunto e projetar uma agenda a médio e longo prazos para o desenvolvimento em áreas como infraestrutura e turismo.
Ao destacar a agricultura familiar no Estado, o governador lembrou que a economia brasileira vive um momento peculiar. "Hoje não existe nenhum problema de importância local e regional que não seja um questão nacional e mundial. Os parques eólicos, por exemplo, têm relação com grandes empresas, e a questão dos alimentos relaciona os países em um plano de igualdade e relação com a economia global", avaliou.
Além de reafirmar o compromisso com os municípios da região Sul, Tarso afirmou que o Estado tem articulação política e capacidade de gestão. "Vamos montar um grupo especial de acompanhamento das questões da Zona Sul", salientou, lembrando que a comunidade também deve participar das decisões. Um grupo de trabalho composto por técnicos do Governo do Estado se reúne nos próximos dias, na Capital, para definir projetos e alternativas para o desenvolvimento da região. A meta é iniciar os trabalhos a partir de janeiro.
A prefeita Aline - que também preside a Azonasul - disse que a presença do Chefe do Executivo é muito importante para Santana da Boa Vista e os municípios que integram a Associação. "Existe um estreitamento dos laços entre o Governo e os municípios a partir das interiorizações, que vai em cada região, escuta os anseios dos prefeitos olhando no olho e debate as demandas", afirmou, agradecendo a atenção do Estado. "Estamos contentes que o senhor tenha um compromisso e um olhar especial para região", disse.
A primeira reunião entre o governador e os prefeitos da Zona Sul aconteceu em julho, no Palácio Piratini. Na ocasião foram apresentadas demandas relacionadas à infraestrutura das estradas rurais e rodovias estaduais. Os prefeitos também solicitaram a colaboração do Governo do Estado na elaboração de projetos para o fomento ao turismo regional, investimentos em irrigação e energia eólica, e o incentivo ao desenvolvimento regional.
Participaram do encontro os prefeitos de Aceguá, Arroio do Padre, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Herval, Jaguarão, Pedras Altas, Pedro Osório, Santana da Boa Vista, Turuçu e o vice-prefeito de Rio Grande.

Fonte: Imprensa do Estado
Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini

Nenhum comentário:

Postar um comentário