sexta-feira, 26 de junho de 2015

"Caçapavanos no Mundo" leva estudantes para o Chile e Irlanda

A segunda edição do programa de intercâmbio “Caçapavanos no mundo” foi lançada nesta quinta-feira, dia 25. A novidade deste ano é ampliação do projeto que irá proporcionar aos alunos viagens de estudos culturais para o Chile e Irlanda.
Em cerimônia realizada no salão de atos da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), o diretor da Egali Intercâmbio, Guilherme Reischl, disse que o projeto é exemplo para outras cidades.
“Palmas, capital do Tocantins e Maceió, capital de Alagoas, estão interessadas no programa. Isto comprova o desenvolvimento deste trabalho, que no ano passado levou os alunos de Caçapava à Córdoba na Argentina”, contou Guilherme.
A Egali Intercâmbio, que promove o projeto em parceria com a prefeitura, tem atualmente mais de 100 lojas próprias no Brasil. A sede está localizada na rua 07 de Setembro, em Caçapava do Sul, e dá suporte para toda a rede, inclusive com operações de câmbio.
“Em 2015 vamos abrir uma loja no município voltada para intercâmbio. É um mercado em ascensão. A empresa embarca cerca de 15 mil pessoas por ano rumo ao exterior”, disse Guilherme.
Neste ano vão ser selecionados três estudantes para fazer viagens de estudos ao Chile e outros três alunos à Irlanda. A seleção terá três etapas: melhores notas e a assiduidade na escola, prova de conhecimentos gerais e redação, e apresentações pessoais e habilidades específicas que englobaram certificados, participação em eventos culturais, esportivos e musicais.
Podem participar somente alunos dos 9º anos das escolas públicas municipais. Os estudantes escolhidos ganham o pacote completo da viagem, que inclui transporte, estadia e bolsas de estudos.
A prova de seleção deve ocorrer no dia 10 de novembro e a divulgação dos estudantes contemplados no dia 13 de novembro. O embarque para o Chile será em janeiro de 2016 e para a Irlanda em julho de 2016.
Um novo olhar
O prefeito Otomar Vivian ressaltou a importância do projeto que proporciona um novo olhar aos estudantes. Ao lado da superintendente da Susepe, Ane Stock; prefeito de São Sepé, Leocarlos Girardelo, secretária de educação, Maureli Lopes; presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Gaspar e o vice-prefeito, Ilson Tondo, o prefeito assistiu um vídeo que mostrou as experiências vividas pelos caçapavanos em Córdoba, após um almoço de confraternização.
Os seis estudantes e as duas professoras selecionados na primeira edição também participaram: Jordana Moreira Rosa, Diérontty Rodrigues de Freitas, Wellighton Tonel de Melo, Schyrley Amanda Alves Morais, Júlio Cezar Oliveira da Rosa, Caroline Gonçalves de Oliveira, Vitória Sayyed e Zeula Dorneles dos Santos.
Eles relataram alguns momentos marcantes: “Sentimos muita receptividade dos Argentinos”, disse a professora Vitória. “Meu estilo de vida mudou. Aprendi sobre uma cultura diferente da minha”, contou Schyrley.
Para Diérontty de Freitas, a viagem oportunizou o convívio com diferentes pessoas de outras culturas, visitação a diferentes museus e pontos turísticos. “Foi tudo maravilhoso. Una viaje inesquecible!”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário