quarta-feira, 24 de junho de 2015

Empresa do Paraná inicia o Georreferenciamento na cidade

A Prefeitura de Caçapava do Sul contratou através de processo licitatório, a empresa DRZ Geotecnologia, do Paraná, para fazer a atualização de toda a planta imobiliária do município, através de um Georreferenciamento por satélite e com visitas presenciais.
    Este trabalho é uma exigência do Tribunal de Contas do Estado para todos os municípios Gaúchos, que estão com o seu cadastro desatualizado. A última revisão imobiliária em Caçapava foi em 2003, mas de forma manual, que não contemplou toda a área urbana.
    Com isso, o Georreferenciamento fará além da atualização da planta imobiliária, uma identificação de todas as áreas irregulares, áreas verdes e um mapeamento do município, sobre um futuro crescimento urbano.
    Segundo o Secretário da Fazenda, Flávio Barreiro, esta iniciativa é uma exigência do Tribunal de Contas do Estado, e que vários municípios já estão fazendo, como a cidade vizinha de São Sepé. O Georreferenciamento irá trabalhar junto com a regularização fundiária, que é a regularização dos imóveis que ainda não possuem escritura pública. O trabalho da empresa vai identificar no satélite este local e o município entra com a regularização, gratuita se for de interesse social.
    O valor do trabalho da empresa é de R$ 495 mil, no qual venceu a licitação disputando com outras seis. O serviço deve durar cerca de seis meses, porque além do satélite existe a visita presencial quando os técnicos tiverem dúvida.
Os empresários se reuniram nesta terça-feira, dia 23, com o Secretário Flávio Barreiro e o Secretário da Administração, Paulo Douglas Costa, para acertarem o calendário do trabalho e iniciar a primeira etapa que é ter acesso aos dados do cadastro.
    “O principal objetivo deste trabalho é atualizar a planta imobiliária da cidade, regularizar o cadastro e fazer justiça no pagamento do IPTU, onde pessoas que residem em uma casa humilde, sem pavimentação da rua, acabam em muitos casos pagando valores maiores do que cidadãos que residem no centro, com todas as prestações de serviço. Mas isso só se corrige com atualização dos dados”, destaca Barreiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário