terça-feira, 2 de junho de 2015

Emater comemora 60 anos de fundação

Nesta terça-feira, dia 02 de junho, a Emater comemora 60 anos de fundação. Para celebrar a data, a Instituição promoveu nos 494 municípios em que está presente, entre eles, Caçapava do Sul, um Café Solidário aos seus colaboradores e parceiros. O Prefeito Otomar Vivian esteve presente no café juntamente com a equipe da Emater de Caçapava.
Na ocasião também foi feita uma divulgação de informações que mostram o desenvolvimento da agricultura familiar e do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural no Rio Grande do Sul ao longo destas seis décadas. Entre os principais programas e ações que a Emater/RS-Ascar esteve envolvida foi a Operação Tatu ou Revolução Branca, por exemplo, que preconizava a aplicação de calcário para a melhoria da acidez e da fertilidade do solo.
A Instituição mostrou ainda a evolução no número de produtores atendidos e as principais atividades às quais os agricultores familiares se dedicam, como a bovinocultura de leite.
Do ponto de vista da gestão, são dois os principais desafios para o futuro. O primeiro deles é a permanência da imunidade tributária decorrente do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas), através do reconhecimento do trabalho de caráter social que realizamos no meio rural. O outro desafio é a garantia orçamentária para a prestação do serviço, dentro de um sistema federativo de distribuição de recursos para financiar a política de Aters pública.
“A contribuição significativa da agricultura familiar no PIB é a prova de que a Aters tem papel estratégico na economia do Estado e do país, por isso, merece um olhar diferenciado dos governos com aporte de mais recursos no orçamento”, destaca a diretora administrativa da Emater/RS, Silvana Dalmás, ao falar sobre os desafios para o futuro do serviço oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural no Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário