terça-feira, 16 de junho de 2015

Prefeitura inaugura oficialmente o Abrigo Bem Me Quer

Na tarde desta terça-feira, dia 16, a Prefeitura de Caçapava do Sul, através da Secretaria de Assistência Social, inaugurou o novo Abrigo Institucional Bem Me Quer, professora Adriana Porto da Silva.
A cerimônia reuniu autoridades locais, como Prefeito Otomar Vivian, Secretários de Município, Vereadores, funcionárias, monitores e coordenação do Abrigo, colaboradores da Assistência Social, Presidentes de entidades e clubes de serviço de Caçapava do Sul, além da presença da Juiza de Direito da comarca local, Taíse Lopes e da Promotora de Justiça, Julia Lang .
 A Mãe da homenageada Adriana Porto da Silva, também compareceu e leu uma mensagem em nome da sua filha que foi a primeira coordenadora do Abrigo em 2002. Dona Otiles Porto Lopes se emocionou ao lembrar do trabalho social da filha que faleceu em 2011 e hoje o novo Abrigo leva o seu nome
O local serve para acolher crianças e adolescentes em vulnerabilidade, sob responsabilidade do município. As crianças e adolescentes retirados de suas famílias pela justiça agora possuem um novo lar adequado e organizado. O prédio tem capacidade para abrigar até 12 crianças. A estrutura é ampla com quartos separados, banheiros adaptados, sala de recreação, berçário e pátio para brincadeiras.
Os internos recebem no Abrigo todo o atendimento necessário para uma boa convivência em família, coordenado pelas monitoras e funcionários do local.
O município investiu cerca de R$ 235 mil na construção no novo lar, deste valor cerca de R$ 34 mil foi através de doação do Ministério Público de Caçapava e o restante com recursos próprios da Prefeitura.
O Abrigo Bem Me Quer é administrado pela Secretaria de Assistência Social, que desde o início do atual governo assumiu um compromisso com a justiça e a comunidade de transformar o Abrigo em um local digno para crianças e adolescentes em vulnerabilidade. Começando pela legislação recém criada de proteção a criança e criando uma rede de proteção envolvendo seis entidades. A última parte desta reestruturação na Assistência Social é dar um novo lar para os menores do Abrigo e este sonho está se tornado realidade.
Durante a cerimônia, foi apresentado um vídeo da família do Paraná que adotou quatro crianças do Abrigo, todos irmãos. No final foi realizado um coquetel de confraternização.
Em seu pronunciamento, a Secretária Rosa Vivian lembrou e agradeceu todas as entidades e pessoas que colaboram com o Abrigo ou ajudaram na construção da nova casa, mencionando todos, fez uma retrospectiva de seus dois anos e meio a frente da pasta e disse que uma das suas prioridades era o Abrigo Bem Me Quer. Mas lembrou também da construção da rede de proteção a criança e o adolescente, das oficinas do CRAS, do trabalho social do CREAS, do COMDICA, Conselho Tutelar, do Pronatec que capacitou nesses dois anos mais de 1.500 pessoas, do Programa Bolsa Família que em 2014 o número de famílias beneficiadas diminui em 240 devido as oportunidades de aumento da renda, onde as pessoas foram até a Secretaria para entregar o cartão e informar que agora estão ganhando mais. Lembrou também do setor de habitação que beneficiou mais de 800 famílias neste período, no programa de atenção a Melhor Idade e outros avanços que tiveram dentro da pasta nos 29 meses comandando a Assistência Social.

Já o Prefeito falou da importância do novo Abrigo, agradeceu todas as pessoas e entidades que ajudam o município, principalmente a Assistência Social e que no seu Governo a rede de proteção aos menos favorecidos é prioridade, coordenado pela Secretária Rosa Vivian.

Nenhum comentário:

Postar um comentário