sexta-feira, 3 de julho de 2015

Caçapava do Sul é destaque no atendimento da educação e saúde para beneficiários

Os índices de atendimento e acompanhamento na saúde e educação das famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família são destaque em Caçapava do Sul, conforme os dados divulgados nesta semana pelo Ministério do Desenvolvimento Social
Conforme relatório do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, na condicionalidade da saúde, Caçapava atingiu o número de 93,41% dos beneficiários atendidos em 2015, superando a meta nacional que é de 75,25%. Já na condicionalidade de educação o município atingiu 99,13%, também superando a média nacional de 91,67%.
De acordo com a Secretária de Assistência Social, Rosa Vivian, os índices foram obtidos graças ao trabalho intenso da rede de proteção formada pela equipe do Bolsa Família, das Agentes Comunitárias de Saúde, da Secretaria de Assistência, Educação e a própria Secretaria de Saúde, que fazem o acompanhamento de todas as pessoas cadastradas no programa.
Ainda conforme o Ministério, na saúde os atendimentos para os beneficiários chegavam a 71%, em 2013, este número subiu para 80% em 2014 e atingiu uma marca recorde de atendimento de mais de 93% da população que recebe o Bolsa Família em 2015. Este programa de acompanhamento na saúde é chamado conforme a gestora do programa na Secretaria de Assistência Social, Aline Oliveira, de Bolsa Família na Saúde.
Já na educação, o Projeto Presença, também coordenado pela Secretaria de Assistência Social, tem a responsabilidade de acompanhar e garantir que as crianças que recebem o Bolsa Família frequentem a escola, e este número em 2013 era de 94% e em 2015 chega a 99,13%, acima da média nacional. Segundo a Secretária Rosa Vivian, estes índices são um resultado do trabalho quem vem sendo feito em Caçapava do Sul nos últimos dois anos, no qual surpreendeu a Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Carla Capitanio, que anunciou publicamente que os números de Caçapava do Sul são um dos melhores do Estado.
A alta dos índices nas condicionalidades de saúde e educação também garantem mais recursos para a gestão do Bolsa Família de Caçapava. Em 2013, a verba destinada ao município era cerca de R$ 5 mil. Em 2015 já chega a R$ 8,8 mil.
Bolsa Família na saúde
São várias condicionalidades oferecidas pelo programa Bolsa Família: saúde, educação, etc. Para que não seja interrompida essa oferta, as famílias assumem compromissos para continuar recebendo o benefício e o poder público se responsabiliza pelo acompanhamento das famílias.
Na área da saúde são acompanhados os cartões de vacinação, consultas, prevenção e o atendimento quando necessário, além do crescimento e o desenvolvimento das crianças menores de sete anos. Mulheres na faixa de 14 a 44 anos e, se gestantes ou nutrizes (lactantes), devem realizar o pré-natal e o acompanhamento da sua saúde e do bebê.
A Assistência Social concede ainda para as mulheres gravidas que estão no Cadatro Único, uma ajuda financeira para a realização do pré-natal, principalmente para locomoção e alimentação. Esta mesma ajuda a Assistência concede para as lactantes, na compra do leite para as crianças e fraudas. A média de mães cadastradas e acompanhadas triplicou nos últimos dois anos.
Este trabalho na saúde é feito em parceria das Agentes Comunitárias de Saúde com a Assistência Social, que identificam, cadastram as mães e crianças, para depois fazerem o acompanhamento através da rede de proteção criada, que envolve a saúde, assistência e educação.


Projeto Presença
A Assistência Social conseguiu neste ano alcançar a meta de manter em sala de aula 99,13% das crianças beneficiárias do programa Bolsa Família, de 6 aos 17 anos.
A Secretaria em parceria com a educação, acompanha a matricula dos alunos, visita frequentemente as escolas e as casas de cada família, sendo uma garantia da continuidade do beneficio. A média nacional neste caso é de 91% e em Caçapava os números são de 99,13%. Segundo a Secretária Rosa Vivian, chegar em 100% é praticamente impossível, porque muitos alunos trocam de escola, e até atualizar o sistema do Ministério fica esta diferença.
A conquista da emancipação
Outra conquista para Caçapava do Sul neste relatório do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, é que Caçapava do Sul foi um dos municípios que teve o maior número de famílias emancipadas do Bolsa Família, ou seja, as famílias que melhoraram a sua renda e entregaram o cartão do programa. Em 2013 o número de famílias que recebiam o Bolsa era de 2.430 e em 2015 o município atingiu um número de 2.196.

Essas famílias que entregaram o cartão tiveram uma oportunidade de trabalho, em sua maioria em virtude do Pronatec, através da qualificação profissional, que aumentou em Caçapava do Sul o número de trabalhadores autônomos e o número de MEIs (Micro Empreendedor Individual). Parte dessas famílias emancipadas colocou o seu próprio negócio após realizar os cursos de qualificação do Pronatec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário