segunda-feira, 27 de julho de 2015

Prefeitura terá Departamento de Proteção e Bem Estar Animal

O Prefeito Otomar Vivian, juntamente com a Secretária de Saúde Rosane Abdala, equipe da Vigilância Sanitária e o Médico Veterinário Henrique Freitas, recebeu em seu gabinete integrantes do Núcleo Bageense de Proteção aos Animais (NBPA) e a Ong Clube do Cão para discutir sobre modificações no atendimento dos animais no município.
A reunião ocorreu na manhã de segunda-feira, dia 27. Ao todo foram abordados 24 itens, sobre alimentação e monitoramento dos animais, estrutura do Canil Municipal, cadastramento, chipagem dos animais, e criação de um Departamento de Proteção e Bem Estar Animal. Todos os itens foram elaborados pela Ong Clube do Cão e reivindicados ao poder público municipal.
Após ler e avaliar todos os itens, o Prefeito Otomar Vivian garantiu total empenho do poder executivo para criar o Departamento de Proteção ao Bem Estar Animal para que seja feito um trabalho ainda mais atuante.
- Nós, do poder público em conjunto com o Clube do Cão, sempre adotamos medidas de natureza estruturante, no sentido de que seja algo permanente. Hoje temos um Médico Veterinário, temos uma legislação municipal de saúde pública e vamos prosseguir. Minha missão é organizar tudo para que fique um legado - disse o Prefeito.
A ideia é que o Departamento de Bem Estar Animal seja responsável pelo Canil Municipal, comprometido a realizar melhorias estruturais, adequar o descarte de animais de acordo com a legislação, e promover feiras de adoção de cães e campanhas educacionais.
Segundo o Médico Veterinário, Henrique Freitas, várias ações preventivas já são realizadas em Caçapava.
- Somente em um ano foram castrados mais de 700 animais. Também realizamos o cadastro dos animais que vão para o canil e todos que são chipados. Além disso, realizamos campanhas preventivas de vacinação, em parceria com o Clube do Cão, - falou.
A promotora Julia Lang também participou da reunião e disse que o Ministério Público está acompanhando o caso.
- Gostei de participar. Já fomos fazer uma vistoria no Canil, mesmo assim, precisamos desse feedback de quem também já esteve lá para implantar uma política pública e resolvermos essa situação - disse.
O Prefeito salientou ainda que o objetivo é criar uma clínica para castração e chipagem, e terminar com o Canil Municipal. Sobre a criação do Departamento de Proteção Animal, o acordo é começar a funcionar a partir de 2016, porque será incluído na LDO e no Orçamento do ano que vem, onde um cargo especifico será colocado no concurso público deste ano.
Sobre o cemitério de animais, que foi criado em 1991, para enterrar pequenos animais que morrem no canil e na rua, a Prefeitura terminou com o local, mesmo tendo autorização, mas para evitar novos que acidentes a Prefeitura soterrou o local e está abrindo um processo licitatório para contratação de empresa que incinere os animais mortos na rua e no canil.
O antigo cemitério será cercado para evitar que a população atire os animais mortos no local e uma câmera de vigilância será instalado para punir os infratores.
Será divulgado também todo o mês no site da Prefeitura, os procedimentos feitos no canil, como o número de castrações, o senso dos animais, as vacinas e outras prestações de serviço que são realizadas, além da divulgação dos telefones úteis do canil e os horários de atendimento.
Foi acordado também, que a Ong de Bagé vai ceder uma cópia de um modelo de convênio, para que a Prefeitura e o Clube do Cão firmem parceria para o atendimento dos animais. O Convênio será feito com a Ong para a prestação de serviço no socorro aos animais e alimentação. Neste convênio a entidade poderá contratar novos servidores.
Segundo a Presidente da Ong Clube do Cão, Márcia Gervásio, o encontro foi muito positivo e vamos trabalhar em conjunto para criar este legado do Bem Estar Animal e que a luta da Ong continue, sempre acompanhando o que foi acordado.

Acompanhou também a reunião a Assessora da Deputada Regina Becker, Beatriz Souza, que é especialista em Bem Estar Animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário