quarta-feira, 8 de julho de 2015

Escolhidos os locais que terão exposição permanente dos Vestígios Açorianos

Resgatar a memória e valorizar a herança cultural açoriana na cultura do Rio Grande do Sul, através das artes visuais. Este é o objetivo do projeto “Vestígios Açorianos”, que consiste em distribuir 10 peças de cerâmica, com barras similares aos antigos azulejos portugueses a serem afixadas nas fachadas dos prédios de relevância histórica.
Caçapava do Sul, uma das cidades contempladas pelo projeto, terá as peças de cerâmica colocadas na Prefeitura, Instituto Dinarte Ribeiro, Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção, Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura e Turismo, Forte Dom Pedro II, Centro Municipal de Cultura, Unipampa, Casa Borges de Medeiros e Casa dos Ministérios.
Os lugares escolhidos foram divulgados na quarta-feira, dia 08, em reunião entre Maria Alice Santos, Secretária de Turismo; Ignácio Lemos, Secretário Adjunto; Renata Becker, produtora executiva e Denize Domingos, artista plástica e idealizadora do projeto.
Segundo Denize Domingos, Caçapava do Sul foi uma das escolhidas por ser uma das cidades que tem fortes indícios da colonização açoriana. 
“A ideia dos Vestígios Açorianos surgiu de uma campanha voluntária que participei. Como sou artista plástica, e sou muito ligada à estética, criei uma proposta de integrar arquitetura, design, história e cultura, e estabelecer um elo entre as cidades colonizadas pelo povo açoriano, através das placas semelhantes a antigos azulejos portugueses”, disse Denize.
A artista plástica e a produtora executiva dos Vestígios Açorianos também fizeram um workshop para alunos e professores no Instituto Dinarte Ribeiro e apresentaram o projeto ao Prefeito Otomar Vivian. Elas explicaram que no centro das peças barradas com motivos açorianos, constam imagens de pontos turísticos, prédios e outras imagens que expressam a cultura local.
De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), essas obras vão ficar expostas de forma permanente, através de colocação das peças em prédios históricos e de importância para o município, que começam nesta semana.
O projeto “Vestígios Açorianos” é financiado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (PRÓ-CULTURA RS FAC), Lei nº 13.490/10, através da Secretaria de Estado da Cultura. O projeto conta com o apoio institucional da Prefeitura de Gravataí, por intermédio da Fundação Municipal de Arte e Cultura – Fundarc, Quiosque da Cultura, bem como da Casa dos Açores do Rio Grande do Sul e das Prefeituras das cidades contempladas.
Além de Caçapava, outras 13 cidades gaúchas também foram contempladas com o projeto: Canguçu, Gravataí, Guaíba, Jaguarão, Osório, Pelotas, Piratini, Rio Grande, Rio Pardo, Santa Maria, Santo Antônio da Patrulha, Vacaria e Viamão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário