quarta-feira, 29 de julho de 2015

Caçapavanos participam do lançamento do Programa Estadual de Olivicultura

A Secretaria da Agricultura e Pecuária, via Câmara Setorial da Olivicultura, vem promovendo, junto com toda a cadeia produtiva, a estruturação do Programa Estadual de Desenvolvimento da Olivicultura, que será lançado nesta quarta-feira (29), às 10h30, no Palácio Piratini.

O programa, que tem apoio da Emater, Mapa, Embrapa e prefeituras, visa  à expansão e consolidação da olivicultura no Estado, proporcionando suporte em defesa sanitária, pesquisa e assistência técnica, crédito e industrialização.

Produtores caçapavanos estarão presentes no evento. A produtora Rosane Coradini Abdalla falará em nome da Associação de Olivicultores de Caçapava do Sul.

Até o final de 2014, o Rio Grande do Sul contava com aproximadamente 1.400 hectares de área cultivada e cinco fábricas de azeite de oliva em operação, o que faz do RS o estado com maior potencial de crescimento da cultura de oliveiras no país.

Hoje, a produção gaúcha se concentra principalmente na Campanha e na Fronteira Oeste. Naquele ano foram colhidas mais de 300 mil toneladas de frutos, a maior parte destinada à produção de azeite, rendendo cerca de 33 mil litros do produto. O Brasil importa mais de R$ 1 bilhão em azeites e conservas e o Rio Grande do Sul apresenta o maior potencial para substituir parte desta evasão de divisas com azeite nacional.

No seminário de estruturação do programa estadual de olivicultura, que ocorreu em março, foram criados quatro grupos de trabalho que desenvolveram diretrizes sobre defesa sanitária, produção de mudas, pesquisa e assistência técnica, industrialização e crédito rural, que serviram de base para o texto final.

"O Rio Grande do Sul é o maior produtor de oliveiras do país e tem amplo espaço para crescimento. Por isso verificamos a necessidade de se fazer uma radiografia da olivicultura no Estado. Queremos agora ampliar a qualidade e a produtividade para fomentar o consumo do produto gaúcho. Com este programa, a Secretaria pode coordenar ações integradas com os atores envolvidos visando ao desenvolvimento mais amplo do setor", diz o secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário