quarta-feira, 17 de abril de 2013

Comitê Binacional reúne prefeitos e intendentes em Aceguá


O Comitê Binacional de Prefeitos, Intendentes e Alcaldes de Fronteira do Brasil e do Uruguai realizou uma reunião com dirigentes municipais brasileiros e uruguaios em Aceguá, ontem (16.04), dia em que a cidade comemora 17 anos de emancipação político-administrativa. Na oportunidade, foram debatidas políticas de integração fronteiriça que o comitê levará até Brasília para o 2º Encontro das Cidades de Faixa de Fronteira, no dia 23 de abril. O Prefeito Otomar Vivian esteve presente no encontro e fez parte de um dos grupos de trabalho
Na ocasião, o prefeito de Bagé Dudu Colombo, que também preside o Comitê, coordenou todos os trabalhos do evento. “Mais de 20 cidades participaram da ação. Além disso, tivemos uma grande representação de várias entidades. Através do debate, vamos levar aos nossos governos nacionais as demandas para o desenvolvimento das cidades da faixa de fronteira, pois ainda em abril, levaremos para Brasília, os principais temas para pleitear junto ao Governo Federal”, salientou.
Presente no evento, o cônsul geral do Brasil em Rivera/Uruguai, Vitor Goberto enfatizou que a reunião apresenta um conteúdo emblemático. “Precisamos de políticas voltadas para a fronteira”, afirmou. Já o prefeito de Aceguá, Júlio César Pintos falou sobre a importância do evento e destacou o aniversário da cidade. “Estamos focando a integração das cidades de fronteira para que elas sejam desenvolvidas”, declarou.
Durante o encontro, foram divididos quatro grupos de trabalho que abordaram os seguintes temas: preservação ambiental e saneamento; obra e infraestrutura nas regiões de fronteira; integração local entre as cidades gêmeas e livre circulação de pessoas.
Após o debate, foram apresentadas as propostas referentes aos temas citados acima. Além disso, Lucy Larrosa da Intendência de Cerro Largo apresentou o projeto “Governança Fronteiriça”. Logo após, foi a vez de Glécio Rodrigues, secretário do Desenvolvimento Econômico de Aceguá, falar sobre o Fórum do Desenvolvimento da Fronteira para as populações afrodescendentes do Brasil, Uruguai e Argentina.
Presentes
Estiveram presentes as seguintes autoridades: consejal Francisco Laxalte, representante da Intendencia de Rocha/Uruguai; o consejal Gonsalo Fernandes, representante da Intendencia de Lascano; o prefeito de São Gabriel, Roque Montagner; o prefeito de Santana do Livramento, Glauber Lima; o vice-cônsul de Rio Branco, Sérgio dos Santos; o prefeito de Dom Pedrito, Lídio Bastos; o prefeito de Lavras do Sul, Alfredo Borges; cônsul do Uruguai/Bagé, Roberto Touriño; o prefeito de Pinheiro Machado, José Felipe Feira; o prefeito de Jaguarão, Cláudio Martins; o prefeito de Santa Vitória do Palmar, Eduardo Marrone; o representante do Governo Estadual, Espartaco Dutra; o prefeito de Caçapava do Sul, Otomar Viviam; o prefeito de Hulha Negra, Erone Londero; a vice-prefeita de Alegrete, Maria de Fátima Castro; o alcalde de Bela União/Uruguai, William Cassere; o intendente de Cerro Largo/Uruguai, Sergio Botana; entre outros representantes de universidades brasileiras e uruguaias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário