quinta-feira, 25 de abril de 2013

Secretaria da Agricultura estuda flexibilização da exigência do exame de anemia em equinos no RS


O deputado Ernani Polo (PP) esteve como o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Erival Bertolini, em audiência com o secretário de agricultura do RS, Luiz Fernando Mainardi e com Eraldo Marques, diretor do Departamento de Produção Animal, onde solicitaram a flexibilização do decreto estadual nº 50.072/2013, que regulamenta a lei nº 13.467/2010, que dispõe sobre a adoção de medidas de defesa sanitária animal.
O objetivo foi solicitar modificações no que diz respeito à aplicação da exigência do exame que diagnostica anemia no rebenho equino gaúcho. Pelo decreto, que já está em vigor no Estado, os proprietários de cavalos necessitam realizar este exame a cada 60 dias, procedimento que tem custo médio de R$ 120 reais e que pode inviabilizar o transporte de animais dentro do RS, bem como afetar a realização de eventos tradicionais da cultura gaúcha, como rodeios e cavalgadas. 
O secretário Luiz Fernando Mainardi garantiu a realização, ainda este ano, de inquérito sanitário para verificar a incidência de anemia no rebanho equino gaúcho, para em seguida definir prazos. Neste período, estuda-se aumentar o espaçamento da exigência do exame. 
A partir da realização do inquérito no rebanho equino, chegaria-se então a um alongamento do prazo da exigência do exame, como já ocorre em Santa Catarina: “ Levamos este pleito, junto com o deputado Ernani, ao secretário, pois nosso Estado tem uma realidade diferente do que outros da federação, já que possui uma incidência menor da doença. O secretário foi sensível ao nosso pedido”, diz Erival Bertolini. 
“ Este é um pleito muito importante, pois dará fôlego às pessoas que utilizam os animais para efetivaram os exames com prazos mais alongados. Temos que pensar também em manter as atividades culturais como rodeios e cavalgadas, que representam as tradições gaúchas e respondem por mais de 45% do turismo interno no RS”, diz Ernani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário