segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Após 30 dias da reabertura de todos os postos, saúde divulga dados

Nesta semana está fazendo 30 dias da reabertura dos últimos dois postos de saúde que estavam fechados em Caçapava, completando as cinco unidades básicas de saúde do perímetro urbano funcionando normalmente, inclusive com médico.
No ESF II (Estratégia da Saúde da Família), localizado no bairro Santa Rita, onde o médico responsável é Lígia Falcão de Souza, foram realizados este ano 9.107  atendimentos, entre consultas médicas, exames, procedimentos e visitas domiciliares. No local uma moradora da região, Andréia da Silva, falou que o atendimento no posto é muito bom e utiliza com freqüência o ESF.
Já no ESF III, no Bairro Floresta, comandada pela médica Neiza Guterres Freitas Gomes, foram realizados desde janeiro 8.218 atendimentos, entre consultas, exames, procedimentos e visitas domiciliares. O posto do bairro floresta estava fechado para reforma, mas a comunidade continuou sendo atendida em outras unidades, mas com cadastro para o ESF III. Para o morador do bairro, Claudemir Souza, a reforma do posto ficou muito boa e o atendimento dos médicos e da equipe é muito bom. Da data de reabertura do posto no dia 15 de julho até o final da última semana foram realizados 1.599 atendimentos.
No posto de saúde da Vila Henriques, ESF IV, onde o médico Jodel Teixeira atende toda a comunidade, os atendimentos chegaram em seis meses a 8.918. O posto foi reaberto em abril deste ano, após dois anos fechado, com isso, a população local era atendida na Policlínica ou em outras unidades, mas o cadastro é contato para o ESF. O morador do bairro, José Vicente comentou que freqüenta o posto três vezes por semana para verificar a pressão e também para realizar pequenos procedimentos, relatando que sempre foi muito bem atendido e está resolvendo desde abril todos os seus problemas no próprio ESF.
Já no posto de saúde da Vila Sul, ESF V, que estava fechado há três anos e a comunidade era atendido no posto do bairro promorar, o número de procedimentos chegaram em seis meses a 8. 488 atendimentos. Após a reabertura da unidade no dia 15 de julho foram contabilizados 2.015 atendimentos, entre consultas, exames, procedimentos e visitas domiciliares. No posto da Vila Sul o médico responsável é Leonardo Teixeira.
No ESF I, no Bairro Promorar, que está sob o comando do médico Juarez Teixeira, foram realizados desde janeiro 11.880 procedimentos, sendo a unidade que realizou desde o inicio do ano o maior número de atendimentos.
Segundo a Secretária de Saúde, Rosane Abdala, com todas as unidades da cidade abertas, a policlínica fica desafogada e a comunidade é melhor assistida, principalmente pelas agentes comunitárias de saúde que realizam visitas diárias nas famílias que abrange cada ESF. “ Atualmente as equipes nos postos estão preenchidas, com médico responsável, atendimento pediátrico, odontológico, grupos de trabalho de prevenção como a oficina terapêutica e outros trabalhos realizados com a comunidade, equipe de enfermagem, servidores e agentes comunitárias de Saúde”, disse Rosane. Todos os outros procedimentos com médicos especialistas são marcados na Policlínica ou na própria Secretaria de Saúde
Rosane comentou ainda, que o planejamento da saúde é melhorar a cada mês o funcionamento dos postos, dando maior resolutividade nos atendimentos, sem precisar encaminhar para a Policlínica ou para o Pronto Atendimento. “ Vamos por partes, primeiro organizar as unidades, preencher as equipes, voltar com os trabalhos de prevenção e atendimento médico e de enfermagem, para depois melhorar a resolutividade dos ESFs, temos ainda muito o que melhorar, mas o planejamento está dando certo”, enfatiza a Secretária.
Rosane falou também que ainda este ano será inaugurado em Caçapava o centro oftalmológico no Hospital, cuja a licitação para a compra dos aparelhos já foi homologada e que a saúde dará um novo passo com a assinatura do novo contrato entre Estado e Hospital, principalmente pela parte financeira. A Secretária informou que as cirurgias eletivas já estão sendo feitas em Caçapava e outros procedimentos poderão ser feitos aqui, principalmente pelo novo bloco cirúrgico que possui atualmente o Hospital, além da sua infraestrutura melhorada a cada ano e pela chegada de mais duas empresas de saúde no município, que darão a possibilidade de consultas com mais médicos especialistas.
Outro planejamento da saúde, é colocar em prática a informatização de todo o sistema de saúde de Caçapava, com a interligação de todas as unidades, policlínica, Hospital e Secretaria, para implantar o prontuário eletrônico e após colocar em prática o tele-agendamento. O edital para informatização deve ser publicado ainda este ano.
“ A saúde de Caçapava evoluiu muito desde o inicio do ano, mas precisamos melhorar muito mais, para atender a demanda que atualmente está instalada e recuperar o tempo perdido com falta de planejamento”, explanou Rosane.
O final a Secretária pedi aos usuários que primeiro procurem o seu posto de saúde para o primeiro atendimento, para não sobrecarregar o Pronto Atendimento, porque muitas vezes é somente uma verificação de pressão, ou um simples curativo.
A partir desta quarta-feira, dia 21, o cidadão poderá acompanhar no site oficial da Prefeitura, www.cacapava.rs.gov.br, um vídeo completo com os dados apresentados no texto acima, inclusive com entrevista com os usuários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário