sábado, 31 de agosto de 2013

Maior símbolo da tradição gaúcha já está em Caçapava

Na tarde deste sábado, dia 31, a Chama Crioula, maior símbolo da Semana Farroupilha chegou em Caçapava do Sul, trazida por um grupo de cavalarianos de Santana do Livramento.
Os visitantes foram recebidos no pórtico da Cidade pela Comissão Organizadora dos Festejos Farroupilhas, pelo Prefeito Otomar Vivian e pelas entidades tradicionalistas do município. Na seqüência, os cavalarianos liderados pelos CTGs locais foram até a sede da Brigada Militar, onde realizaram a cerimônia oficial de entrega da Chama.
Na oportunidade, os cavalarianos entregaram o símbolo ao Prefeito e as entidades que acenderam de maneira definitiva o maior símbolo dos gaúchos. O Prefeito falou em nome do município agradecendo os cavalarianos que vieram de Santana do Livramento e ressaltou a importância do cultivo as tradições. Na seqüência, o Presidente da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha 2013, Osvaldo Artur Chaves, informou que chama crioula ficará sob proteção da Brigada Militar até o dia 13 de agosto, data em que a Comissão distribuirá o símbolo para todas as entidades e começar oficialmente a Semana Farroupilha.
Para o evento de distribuição da Chama aos CTGs no dia 13, Osvaldo Artur explicou que a comissão vai passar em todas as entidades para ascender a chama, mas fará uma cerimônia oficial no CTG Sentinela dos Cerros, para oficializar o começo da Semana Farroupilha. Na oportunidade será feito uma homenagem das entidades a Patronesse da Semana Farroupilha 2013, que é Adelaide Stefani, esposa do tradicionalista Brígido Stefani ( in memoriam). Segundo os organizadores, a homenagem é justa principalmente pelos serviços prestados pelo casal durante 50 anos, ao tradicionalismo de Caçapava do Sul.
A recepção da chama contou ainda com a presença do Tradicionalista Zeno Chaves, do representante da 18° Região Tradicionalista, José Dias e os Patrões dos CTGs de Caçapava do Sul

O primeiro desfile dos cavalarianos será no dia 14 de setembro, às 14 horas, com a seguinte ordem: CTG Sentinela dos Cerros, CTG Família Nativista, CTG Sentinela do Forte, CTG Heróis do Seival, CTG Clareira da Mata , CTG Pampa e Querência. Os Piquetes irão desfilar na seqüência de cada CTG pertencente, além do PTG Tropeiros do Picó. No dia 20 setembro, data em que comemoramos o dia do Gaúcho, acontece o desfile de encerramento, no mesmo horário do primeiro e também com a mesma ordem das entidades.
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário