sábado, 31 de agosto de 2013

Região dá um passo importante para a energia eólica

Aconteceu em Lavras do Sul na última sexta-feira, dia 30, uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado (CDES RS), junto com a Eletrosul, para a assinatura de um protocolo de intenções entre o RS, a Prefeitura de Lavras e a empresa EPCOR energia, para a construção de um parque eólica no interior de  Lavras do Sul, que irá beneficiar toda a região. O encontro foi na sede do Sindicato Rural.
O evento foi comandado pelo Secretário Executivo do CDES, Marcelo Danéris e contou com a presença do Diretor Adjunto da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Fabrício Tavares, do Prefeito de Lavras do Sul, Alfredo Borges, do Diretor da Eletrosul, Ronaldo Custódio e do Diretor da EPCOR energia, Nilo Quaresma.
 A reunião teve ainda a participação do Prefeito de Caçapava do Sul, Otomar Vivian, que apresentou o projeto do parque eólico de Caçapava, que ainda esta em fase de construção para instalar a torre de medição, o Prefeito de São Sepé, Leocarlos Girardelo, que também pretende encampar esta iniciativa, o Prefeito de Vila Nova do Sul, Sérgio Caradini, Vice Prefeito de São Gabriel, Evandro Guedes, Prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador e o Prefeito Eduardo Morrone, de Santa Vitória do Palmar, onde o parque eólico está em fase de construção, além de Secretários Municipais de outros municípios da região e vereadores.
Foi apresentado na reunião de trabalho, o mapa eólico do Estado, onde mostra a corrente de ventos passando por regiões de Lavras e também expondo Caçapava do Sul, as margens da BR 392, perto da região do Frigorífico, parte de São Sepé e Vila Nova. Além disso, foi explicado o potencial do RS para o aproveitamento da energia eólica, onde  tem sido tratado como setor estratégico pelo Governo do Estado. Ao todo, são 460 MW de capacidade eólica já instalados, distribuídos em 15 parques no território gaúcho, ocupando o segundo lugar no ranking brasileiro desta matriz energética. Para 2017, estão garantidos aproximadamente 1,5 mil MW, contratados pelo Governo Federal, que serão gerados por 59 parques, entre os que já estão operando e os que serão construídos, elevando o estado a líder nacional no setor.
Além de empreendimentos do ramo, o crescimento do setor atrai empresas fabricantes de máquinas, equipamentos da cadeia produtiva e prestadores de serviços especializados, como engenharia, logística, montagem e manutenção, o que representa desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda para a região.
Na região, Lavras do Sul está mais adiantada, porque há três anos foi instalada a torre de medição, que precisa ficar no mínimo dois anos verificando a constante dos ventos, instalada com o apoio da Eletrobrás. Agora, com a assinatura deste contrato com a EPCOR energia, o parque será construindo, dando um salto na economia de Lavras do Sul, mas com uma resposta a médio e longo prazo, ou seja, o resultado desta iniciativa só será vista dentro de uns cinco anos, principalmente pelo retorno do ICMS.
O Prefeito de Lavras, Alfredo Borges, disse que esta reunião de assinatura está sendo feito nesta data, devido ao aceleramento do processo encaminhado no dia em que o Governador do Estado, Tarso Genro, esteve em Lavras, há cerca de 2 meses. “ Eu e o Otomar conversamos com o Governador reservadamente e explicamos o potencial da região para a energia eólica, e que precisávamos do apoio do Estado para firmar convênios e contratos com empresas que bancassem o projeto e executasse o parque eólico e isso está se concretizando hoje, mas vai expandir para outros município da região, como Caçapava e São Sepé”, disse Alfredo Borges.
O Prefeito Otomar Vivian, falou na reunião representando os Prefeitos da região, e disse que a energia eólica é a salvação para os municípios da metade sul, informando que Caçapava está formando uma empresa local para implantar o projeto, primeiro com uma torre de medição e após a busca de investidores e que os municípios da região precisam estar unidos em prol do desenvolvimento, por isso, que a Associação dos municípios da região está sendo reativada. Otomar falou ainda, que o principal entrave para os projetos de grandes proporções é a demora nas licenças ambientais liberadas pela Fepam, esta afirmação teve o apoio de todos os Prefeitos presentes e também dos representantes do Estado.
A intenção dos Prefeitos é a reativação da sua associação, que seria ASSUDOESTE, mas nos primeiros encontros existe a possibilidade de alteração para Associação dos Prefeitos da Região da Campanha. Uma reunião será marcada na próxima semana para oficializar esta iniciativa.
O debate sobre energia eólica na região deve seguir ao longo deste ano, com a preparação de outros municípios e a busca de investidores. “ Com a Associação dos Prefeitos reativada termos mais força, principalmente porque somos favorecidos pelo mapa eólico e o Governo precisa de nós para equilibrar o sistema energia nos próximos anos”, disse Otomar


Nenhum comentário:

Postar um comentário