quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Consumo Sustentável e Coleta Seletiva foram tema da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, etapa de Caçapava do Sul

Nesta quarta-feira, dia 31, aconteceu no salão de atos da Urcamp, a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, etapa de Caçapava do Sul. O evento foi promovido pela Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente do município.
Com o tema central de “Resíduos Sólidos” e com o slogan “Vamos mudar o Brasil”, a Conferência teve como objetivo debater e apontar soluções para os problemas ambientais, a partir da participação popular, com o foco voltado para a educação ambiental e uma política nacional dos resíduo

s sólidos, voltada para a produção e o consumo sustentável.
Depois da explanação do Secretário do Planejamento e Meio Ambiente, Fabio de Oliveira, que salientou a importância do papel dos catadores de lixo, o Técnico em Assuntos Educacionais da Unipampa, Bruno Emilio Moraes, iniciou a primeira palestra do evento intitulada “Permacultura na Educação Ambiental: uma resposta à insustentabilidade do modo de produção capitalista”, que prendeu a atenção da plateia, composta, principalmente, por universitários. Bruno chamou atenção para o consumo consciente e sustentável, principalmente através da exibição do documentário “A História das Coisas”, que retrata os modos de produção e de consumo dentro do sistema capitalista que agride a natureza, chamando atenção para o papel do homem dentro desse sistema e o que poderia ser feito para que o consumo e, principalmente, o descarte dos produtos ocorra de maneira sustentável. Bruno ainda apresentou o projeto de extensão “A sala de Aula ao Ar Livre: permacultura nas Escolas”, que está em andamento na Escola Eliana Bassi de Melo, realizado em conjunto com acadêmicos da Unipampa de Caçapava. 
Logo após a palestra e o coffee breake, um workshop sobre Coleta Seletiva foi realizado com representantes da Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente e da Assistência Social do Município, representante da Unipampa e da sociedade civil. 
Com o seguimento da programação, grupos de trabalhos foram formados seguindo quatro temas: “Produção e Consumo Sustentável”; “Redução dos Impactos Ambientais”; “Geração de Emprego e Renda” e “Educação Ambiental”. 
A partir da divisão dos grupos, foram apresentadas as discussões para elaboração do relatório final, e elegidos os delegados da Conferência. 
O evento contou com a presença do Prefeito Otomar Vivian, do Presidente da Câmara, José Sidnei Menezes, dos vereadores Antônio Tolfo, Serafim Almeida, Luis Fernando Torres e Marquinho Vivian, além de representantes da sociedade civil organizada, representantes da Urcamp e Unipampa, Secretários Municipais e Universitários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário