Há cerca de 30 dias, a Secretaria de Saúde do Município colocou uma urna
em quatro dos cinco ESFs existentes no perímetro urbano da cidade, para
verificar o grau de atendimento dos servidores e para as pessoas fazerem
comentários sobre o posto de saúde.
O preenchimento da enquete é totalmente voluntário, ou seja, a pessoa só
vota e deixa comentário se quiser, na cédula apresentada existe as opções de
voto da seguinte forma: Satisfeito, Zangado, Normal, Muito Feliz, Triste ou
Feliz. O modelo de avaliação está na imagem, onde cada opção tem uma
representação que demonstra o voto do usuário.
No posto de saúde do bairro promorar (ESF 1), 30,1% votaram no item
satisfeito, 12,7% Zangado, 12,7% Normal, 21,4% Muito Feliz, 0% em Triste e
23,8% em Feliz. Desta
forma, 75,21% dos participantes da enquete consideraram satisfatório o
atendimento no ESF 1. O número de pessoas que votaram foi 63.
Já no posto de saúde do Bairro Santa Rita, ESF II, o antigo postão, que
teve 247 votos, 37,2% votaram em
satisfeito, 2,0% escolheram Zangado, 8,1% Normal, 34,9% Muito Feliz, 0,4%
Triste e 17,4% Feliz. Estes dados apresentam um grau de satisfação de 89,5%.
No posto de saúde da Vila Henriques, ESF IV, onde 70 usuários votaram,
45,7% ficaram satisfeitos com o atendimento, 4,3% Zangado, 8,5% Normal, 24,3%
Muito Feliz, 4,3% Triste e 12,8% Feliz. Demonstrando que 82,8% das pessoas que
responderam a enquete estão satisfeitos com o posto.
Já no posto de saúde da Vila Sul, ESF V, que foi reaberto recentemente,
teve a participação de 47 pessoas, onde 19,1% votaram em satisfeito, 2,1% em
Zangado, 6,4% Normal, 49% Muito Feliz, 0% Triste e 23,4% Feliz. O percentual de
satisfação do posto é de 91,5% dos usuários do ESF.
No ESF III, no bairro floresta, não foi colocado urna de votação no
último mês, mas para a próxima avaliação já estará contemplado nesta enquete
organizado pelo setor de auditória da Secretaria de Saúde. A urna de votação
está sendo colocada também neste próximo mês, além do ESF III, na policlínica e
na própria Secretaria de Saúde.
A Secretária da pasta, Rosane Abdala, pede para que as pessoas votem na
enquete, porque somente desta forma a Secretaria tem como avaliar o desempenho
do trabalho. Ressalta ainda, que além de votar a pessoa deixe sempre um
comentário sobre o atendimento. “ A nossa meta com esta iniciativa é construir
indicadores para o setor, e poder trabalhar em cima dos resultados apresentados
pela própria população, é assim que pretendemos melhorar”, disse Rosane.
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