segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Secretária fala sobre saúde na Câmara

Na manhã desta segunda-feira, dia 19, a Secretária de Saúde do Município, Rosane Abdala, esteve na Câmara de Vereadores para participar de uma reunião da Comissão de Saúde do Legislativo, onde os parlamentares debateram com a Secretária vários pontos da saúde local.
O Presidente da Comissão, vereador Silvio Tondo, iniciou a reunião que teve a participação de todos os vereadores, questionando a Secretária sobre alguns atendimentos no Pronto Socorro, postos de saúde no interior e os atendimentos nos ESFs.
Segundo a Secretária, atualmente o Pronto Socorro está inovado e adotou um método que ainda vai demorar para as pessoas se adaptarem, que é o método de Manchester, através da utilização de fichas com cores, para avaliar a urgência no atendimento. Ainda sobre o PA Rosane falou que antes o Pronto Socorro atendia cerca de 40 pessoas por dia e hoje a demanda passa das 100 pessoas diárias, isso tudo devido a fama positiva do atendimento.
Sobre os ESFs no bairros, a Secretária respondeu as dúvidas dos vereadores, principalmente na quantidade de fichas que os médicos atendem e dos serviços oferecidos em cada posto de saúde. O funcionamento do posto de saúde das Minas do Camaquã também entrou na pauta, principalmente porque o Município de Santana da Boa Vista parou de enviar o médico a comunidade, conforme ficou acordado entre as duas Prefeituras também porque 60% dos atendimentos feitos no posto são oriundos de pessoas pertencentes a Santana, mas quem paga os remédios, a enfermeira e o médico é Caçapava do Sul.
Os atendimentos na Secretaria de Saúde também foram abordados e alguns exames que estão sendo marcados com muito tempo. Sobre os exames a Secretária falou que em muitos casos a demora é no próprio laboratório ou pelo tipo de exame que não depende de Caçapava.
No final do encontro, ficou acertado que os vereadores junto com a Secretária irão visitar as instalações do Pronto Atendimento para conhecer de perto as mudanças feitas no local e tirar as dúvidas com os médicos que atendem no local, principalmente a adaptação ao método de Manchester, utilizado no Hospital.

Participaram da reunião, além dos membros da Comissão, Vereadores Silvio Tondo, Luiz Fernando Torres e Marquinho Vivian, o líder do Governo, Pedro Gaspar, o Presidente da Câmara, José Sidnei Menezes e os vereadores Peter Linhares, Antonio Tolfo, Jussarete Vargas, Caio Casanova e Sarafim Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário