sábado, 26 de abril de 2014

Formatura do Pronatec: Mais 70 pessoas capacitadas para o mercado de trabalho

Na noite desta sexta-feira, dia 25, aconteceu no salão de atos do Instituto Municipal de Educação em Caçapava do Sul mais uma formatura do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), realizado através de uma parceria entre Governo Federal, Governo Estadual e Prefeitura.
A formatura foi dos cursos de Cabeleireiro, Contador de Histórias, Manicure e Pedicure e Operador de Computador, somando 70 pessoas que receberam o seu certificado de conclusão do curso, tornando esses profissionais capacitados para exercer a sua profissão. Esses cursos foram realizados através do SENAC – RS.
A cerimônia começou com a apresentação teatral dos alunos do curso de Contador de História, onde encenaram três histórias para o público presente. Na seqüência, começou a entrega dos certificados de conclusão para os formandos, com a presença do Prefeito Otomar Vivian, da Secretária de Assistência Social, Rosa Vivian, do Diretor do SENAC, Leandro Raddatz, do representante do Legislativo, Serafim Almeida, do Padre Rudinei Lasch e do Deputado Estadual Luiz Augusto Lara.
Os professores dos cursos de Cabeleireiro, Tiago Vieira e Marisete Rodrigues,  de Cantador de História, Lucilene Porto e Clarisse Leal,  de Manicure e Pedicure, Ana Paula Oliveira e do curso de Operador de Computador, Zeferino Garcia, que foi representado por Derci Guterrez, fizeram a entrega oficial dos certificados de conclusão  para os seus alunos, no final os formandos também entregaram uma lembrança aos seus professores, como forma de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho de aprendizagem. Na seqüência, a Secretária de Assistência Social, Rosa Vivian, fez a entrega das medalhas para os alunos destaques de cada curso.
O Prefeito Otomar Vivian, fez o uso da palavra para salientar que esta é a terceira formatura do Pronatec em menos de um ano, e que em 2013 foram capacitadas 525 pessoas e em 2014 a meta e profissionalizar 2.100 pessoas através deste programa, que é uma parceria entre as três esferas governamentais, com o apoio do SENAC, SENAI e SENAT, mas no caso desta formatura é somente do SENAC. Vivian salientou ainda, que muitas pessoas que fizeram o Pronatec no ano passado atualmente estão trabalhando na sua área de formação, por isso, a importância de nunca desistir.
Já o Ex-Secretário Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Luiz Augusto Lara, usou da palavra para dizer que o Pronatec foi criado em 2011, mas somente em 2013 é que Caçapava foi implantar o Programa, sendo hoje uma das referencia no Estado de sucesso, além disso, se comparar segundo o Deputado, com a relação entre capacitados e número de habitantes, Caçapava atualmente é o município em todo o RS que capacita mais pessoas, ou seja, pelos números do Estado em um ano o município capacitou mais pessoas que nos últimos 10 anos.
No final, o Diretor do SENAC, Leandro Raddatz, fez o encerramento da cerimônia agradecendo a todos, principalmente a Prefeitura por organizar com muito sucesso a busca ativa nos alunos e parabenizou as equipes, tanto da Assistência Social, como do SENAC.
Nos próximos meses mais formaturas do Pronatec serão realizadas, porque atualmente cerca de 600 alunos já estão em sala de aula fazendo diversos cursos, tanto da área comercial, industria e transportes.

Estiveram também presentes na formatura, a vereadora Jussarete Vargas, o Coordenador local do SINE, João Carlos Teixeira, o representante do Deputado Estadual, Gilmar Sossela, Paulo Brito e familiares dos formandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário