sexta-feira, 11 de abril de 2014

Prefeitura organiza mutirão de vacinação contra a raiva

A Prefeitura de Caçapava do Sul, através da Secretaria da Saúde, está organizando um mutirão de vacinação contra a raiva.
Segundo o veterinário do canil municipal, Henrique de Freitas, todo o material necessário para a vacinação deve chegar neste mês.
- Esta campanha será preventiva e tem como objetivo vacinar cães e gatos a fim de evitar que o vírus da raiva, que atinge bovinos e equinos, se alastre - disse o veterinário.
Conforme os dados registrados pela Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA), o surto da raiva nos herbívoros já matou cerca de 300 animais no município, desde janeiro de 2014.
Na manhã desta sexta-feira, dia 11, o enfermeira da Prefeitura responsável pela epidemiologia, Sandra Bairros, a Secretária de Saúde, Rosane Abdala e o Veterinário responsável pelo Canil Municipal, Henrique Freitas, concederam uma entrevista a Rádio Caçapava para informar as pessoas que possuem cachorros e gatos em casa, da importância de vacinar contra raiva os animais domésticos, com o intuito de evitar o surto em Caçapava que atinge os bovinos e eqüinos.
A intenção da Secretaria é realizar mutirões nos bairros da cidade e no centro assim que as vacinas encomendadas chegarem, mas isso não impede das pessoas procurarem as clinicas para já começarem a vacinar os seus animais.
A Secretária Rosane informou ainda, que de janeiro deste ano até agora, o médico da Policlínica, Paulo Sérgio Nicola, já atendeu 63 casos de pessoas que foram mordidas por animais domésticos. Mas ela lembra que o vírus da raiva pode ser transmitido também por outros contatos. Nicola é o médico responsável por atender na Policlínica os casos de acidentes com animais domésticos, onde ele indica ou não para a pessoa a vacina da raiva.
“ As pessoas fiquem atentas que nós próximos dias vamos divulgar as datas e horários das vacinas e aproveito para pedir as pessoas que tomem cuidado com acidentes envolvendo animais doméstico, principalmente com aqueles que vivem no interior do município, onde o surto de raiva está grande”, disse a Secretária Rosane.
A Secretaria de Saúde mencionou ainda, que já chegaram em Caçapava os chips encomendados para começar a cadastrar todos os cachorros da cidade, através da lei que será enviada para Câmara na próxima semana.

O veterinário Henrique Freitas lembrou também, que o município é responsável pelo combate a raiva nos pequenos animais e a Inspetoria Veterinária do Estado é o órgão que regula e combate o surto nos grande animais, como bovinos e eqüinos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário