quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Animais do Canil começam a serem chipados

Na tarde desta quinta-feira, dia 28, a Vigilância Sanitária de Caçapava do Sul em conjunto com o Canil Municipal começou a colocar os microchips nos animais que estão sob responsabilidade do município.
O veterinário Henrique Costa está fazendo o serviço utilizando o material que foi comprado pela Prefeitura, entorno de 1.600 chips e os equipamentos eletrônicos para acompanhar o animal, conforme lei regulamentada no mês de julho.
A Secretária de Saúde Rosane Abdala e o Coordenador da Vigilância Sanitária, Ariolci Maciel estiveram no local que marca o início deste projeto, que vai controlar doenças, fazer o controle da população canina através da castração e manter sempre as vacinas em dia.
A intenção da Secretaria de Saúde é primeiro chipar os cachorros do canil e na seqüência os animais da Ong Clube do Cão. Após a Vigilância Sanitária vai fazer uma grande propaganda de conscientização nas pessoas da importância da identificação do animal e vai chipar e castrar os animais de rua, além de fazer as vacinas preventivas.
A nova  lei também prevê multas e sanções para maus tratos e qualquer tipo de perturbação, além de regulamentar o animal solto na rua pelo seu dono.
Os chips podem ser colocados nas clinicas veterinárias, mas se a pessoa não tiver condições é só levar no canil municipal que o chip será colocado de graça. Segundo o veterinário, serão estipulados dois dias por semana, para atendimento ao público para este tipo de ação.
Para o veterinário responsável pelo Canil Municipal, Henrique Costa, “é necessário políticas informativas para a população em relação à posse responsável e isto ocorre em médio a longo prazo”, disse. Ele falou ainda que lá no canil será automático o implante do chip quando os proprietários de pets os levarem para a castração.
O chefe da vigilância sanitária Arioci também defendeu a conscientização da população em relação a posse responsável alertando que “cachorros não caem do céu” e que é necessário a população denunciar quando presenciar o abandono para que a lei seja cumprida na cidade e também salientou a importância do projeto para que dentro de uns cinco anos, a maior parte dos cachorros de Caçapava estejam identificados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário