Segundo a enfermeira responsável pela epidemiologia, Sandra Bairros, esta etapa é direcionada para as meninas que fizeram a primeira dose da vacina em março. As meninas, entre 11 e 13 anos, que não fizeram a primeira dose também podem ser vacinadas.
Esta etapa será realizada somente nas unidades de saúde do município. Para tomar a dose, as meninas devem estar acompanhadas de um responsável e levar a carteira de vacinação ou carteira do adolescente.
Conforme informações do Ministério da Saúde, o HPV é o vírus causador do câncer de colo de útero, segunda principal causa de morte por neoplasias no País, e é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relações sexuais ou de mãe para filho no momento do parto. No Brasil, estima-se o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4,8 mil óbitos somente em 2014.
A Campanha contra o HPV faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, e pretende imunizar 80% do público-alvo em todo o País. Em 2015, será a vez das meninas de 9 a 11 anos receberem a vacina e, em 2016, somente as de 9 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário