Municípios da região central e campanha decretaram situação de emergência em função da intensa chuva dos últimos dias.
Caçapava do Sul, uma das 26 cidades que fazem parte do decreto coletivo do Governo do Estado, não contabiliza desabrigados ou desalojados, mas tanto no campo quanto na cidade houve estragos em ruas, estradas e registros de casas destelhadas nos bairros mais pobres do município.
O prefeito Otomar Vivian (PP) estima que os estragos cheguem a R$ 2 milhões. Ele e os prefeitos dos demais municípios atingidos esperam agilidade para liberação de recursos da União, já que os prejuízos econômicos superam 2,77% da receita líquida da administração pública.
Os números que apontam os prejuízos de cada município em situação de emergência, está no decreto executivo assinado pelo Governado José Ivo Sartori, no qual aponta Caçapava do Sul com um prejuízo de aproximadamente R$ 2 milhões.
A Defesa civil de Caçapava do Sul tem 10 dias a partir desta quarta-feira, dia 14, para enviar os relatórios ao Ministério da Integração Nacional, no qual junto com o Estado irá liberar recursos de ajuda.
Devido a isso, determinou a criação de uma força tarefa para atender primeiro os locais interrompidos. Também comprou 15 toneladas de asfalto para tapar os buracos das ruas asfaltadas e encomendou mais canos de concreto para refazer bueiros e consertar de forma rápida algumas máquinas que estão danificadas.
Em algumas localidades do interior a chuva acumulada de quarta-feira, dia 07, até domingo, dia 11, chegou a 435 milímetros, o equivalente a 4 meses de chuva. Na cidade a média chegou a 300 milímetros.
A secretaria de Assistência Social do município também está realizando campanha para arrecadação de alimentos não perecíveis e materiais de limpeza. O objetivo da ação é ajudar às famílias atingidas pelas chuvas dos últimos dias.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Rosa Vivian, em torno de 15 famílias estão sendo atendidas e aquelas que moram em áreas de risco estão sendo monitoradas.
Os interessados em doar alimentos e materiais de limpeza, devem comparecer a Secretaria de Assistência Social (Rua General Osório, 1050). Maiores informações podem ser obtidas através dos telefones: (55) 3281-2629 ou 3281-4080.
Nenhum comentário:
Postar um comentário