sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Sua saúde em suas mãos: basta clicar

Fonte: Gazeta de Caçapava

A Secretaria de Saúde do município inaugurou na última quinta-feira (22) mais uma ferramenta que ajudará a agilizar toda a área de saúde, de agendamentos de consultas até mesmo a compra e estoque de medicamentos.
O Portal da saúde é uma página exclusiva na internet que auxilia usuários do SUS do município a acompanharem as suas consultas, consultar data e local, exames, cirurgias e transporte. Trata-se de um boletim com todo os dados do paciente para que agilize até mesmo a consulta com o médico especialista, que tem acesso a todos os dados do paciente: da primeira consulta nos ESFs até mesmo o medicamento retirado.
“O site proporciona também o prontuário eletrônico de cada paciente, para uso do setor de regulação e da Secretaria de Saúde. No prontuário consta os atendimentos online de cada posto de saúde e ESF; nome do paciente; qual médico que atendeu; o exame encaminhado e o remédio que está tomando, interligando todas as unidades de saúde (Postos, Policlínica, Hospital, Farmácia Municipal e laboratórios) num único sistema”, explicou Augusto Tolfo, responsável pela implantação do Portal na cidade
O Paciente não precisa mais ir até a Secretaria de Saúde para acompanhar o andamento do seu processo, basta ele entrar no site www.saudecacapava.com.br, indicar o número de seu Prontuário de Atendimento, que terá acesso a todas as informações necessárias de seu boletim de saúde.
Outra ferramenta para o usuário é a Ouvidoria do SUS, através do fale conosco, onde todas as reclamações, elogios ou solicitações são enviadas direto ao Ouvidor do SUS e encaminhada à Secretaria de Saúde.
“Trata-se de um atendimento unificado que facilita a vida do usuário. Se ele for a uma consulta na ESF mais próxima de casa e o médico pedir exame, ali mesmo ele pode agendar e, com o número do protocolo, acompanhar o exame. Se for necessário encaminhá-lo, por exemplo, a uma cirurgia, basta ele ver no site a data agendada para o procedimento e ir até a consulta médica na data estipulada. Nem os exames precisará levar, pois quando o médico entrar no boletim de saúde daquele paciente, já vai constar os resultados dos exames que foram postados no portal pelo laboratório”, exemplifica Tolfo.
No portal, o usuário poderá consultar, ainda, as últimas notícias da Secretaria da Saúde, links úteis de legislação sobre Saúde, telefone e endereços dos ESFs, policlínica e Hospital de Caridade Dr. Vitor Lang, Laboratórios, Farmácias e até mesmo os médicos e suas especialidades.

De acordo com Tolfo o próximo passo é dispor de um teleagendamento de consultas para usuários, que deverão, também, quando toda a rede estiver ativa, receber seus medicamentos em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário