sexta-feira, 31 de março de 2017

Caçapava recebe evento binacional que aborda temas históricos comuns a RS e Uruguai

Nesta quarta-feira, dia 29, o Diretor da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, Daniel Miranda, recebeu o convite do evento binacional que aborda temas históricos comuns a RS e Uruguai, que acontece no dia 06 de abril.
No formato de mesa redonda e próximo da  informalidade de uma conversa, o encontro tem como convidado especial, Oscar Padrón Favre , um dos principais historiadores do Uruguai.  
Completam a mesa os jornalistas e pesquisadores Euclides Torres e João Alberto D.Santos , responsáveis também pela organização do evento que, com entrada franca,  tem início previsto para às 19 horas , no auditório do Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro.
A pauta da mesa redonda abrange temas da formação histórica do RS e do Uruguai , com destaque para episódios que, no período da chamada Revolução Farroupilha (1835 - 1845),  tiveram Caçapava como referência e cenário principal. Um deles completa, em abril, 180 anos e teve como protagonistas dois personagens centrais nos estudos, pesquisas ( e livros) dos convidados Padrón Favre e Euclides Torres.

Encontro de caudilhos

Segundo os organizadores , não houve planejamento, mas, por uma feliz coincidência, as ConversasCharlas doble chapas acontecem exatamente no mês em que se completam 180 anos do principal episódio  que liga a cidade à história uruguaia. 
Foi logo após a tomada da então Vila de Caçapava  pelos farrapos , nos primeiros dias de abril de 1837 , que se encontraram os caudilhos Fructuoso Rivera , primeiro presidente do Uruguai, e Bento Manoel Ribeiro, comandante militar que ajudou a definir os rumos da guerra civil com suas constantes ( quatro, ao final) trocas de lado.  
Pelos apontamentos disponiveis, o mais provável é que  o encontro tenha ocorrido no prédio  que logo adiante seria conhecido como Casa dos Ministérios (1)   No caso, Bento Manoel ( 1783 - 1855) recém havia abandonado os legalistas.
Além de unir-se aos "rebeldes"  , o caudilho tratou de prender o presidente da província, Antero Ferreira de Brito e usá-lo como "moeda de troca" para garantir a libertação do amigo-sócio-financiador  Fructuoso Rivera ( 1784-1854) que, da prisão em Porto Alegre, seguiu direto para Caçapava.
Todos estes dados constam no capítulo "Artimanhas do caudilho" , sétimo dos dez que compõem as 312 páginas de  "Bento Manoel Ribeiro O CAUDILHO MALDITO" , livro lançado no final do ano passado por Euclides Torres. Caberá ao convidado uruguaio apresentar mais  informações sobre a passagem  de Rivera por Caçapava.
A trajetória do caudilho é tema mais que familiar a Oscar Padrón Favre , diretor de museus do Departamento de Durazno , centro da atuação do primeiro presidente uruguaio.  Rivera chegou inclusive a projetar a transferência da capital para Durazno e, na prática, comandou o pais desde a cidade no seu segundo mandato (1839 a 1842).
Mais especificamente desde  sua residência-fortaleza , sede hoje do Museu Casa de Rivera, organizado ( em 1992) e dirigido por Padrón Favre.

Casa dos Ministérios.

No período em que Caçapava foi capital da República Riograndense ( de janeiro de 1839 a maio de 1840) , o prédio , propriedade do múlitiplo ministro José Pinheiro de Ulhoa Cintra , foi sede dos ministérios. Daí o nome com que é conhecido até hoje. Abrigou também, no mesmo período, as oficinas do jornal O Povo, órgão oficial do governo republicano.

Quando & Onde
06 de abril - 19 horas - no auditório do Instituto Estadual de Educação  Dinarte Ribeiro ( Rua 15 de Novembro, 130). Evento aberto ao público em geral.

Tema
Memórias regionais compartilhadas Brasil - Uruguai História de Caçapava

Título
CAUDILHOS & CAMINHOS
180 ANOS DO ENCONTRO DE FRUCTUOSO RIVERA E BENTO MANOEL RIBEIRO EM CAÇAPAVA

Convidados  Mesa Redonda
Oscar Padron Favre ( UY)
Euclides P. Torres (BR)

Coordenação da Mesa
João Alberto D.Santos

Organização
Projeto Simplício - Literatura , Memória & Identidade (BRASIL - URUGUAI - ARGENTINA)

TierrAdentro Ediciones ( Uruguai)

Nenhum comentário:

Postar um comentário